sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Notícias Palotinas de Roma


O grupo de padres e irmãs palotinos, que fazem um curso de um ano em Roma, para aprofundar sobre temas palotinos e da vida consagrada, nos comunica que as atividades continuam. Eis a mensagem enviada pelo Pe. Elmar Neri Rubira, da Província São Paulo Apóstolo:
Para a continuidade do curso sobre Psicopedagogia da pesonalidade e antropologia Palotina, iniciado pela Ir. Ignes Burin, CSAC, contamos com a presença de nosso Reitor Geral, Pe. Jacob Nampudakam – SAC. Antes de dar continuidade ao tema, apresentou-nos, de maneira clara e objetiva, a finalidade deste curso para formadores(as) palotinos.
Este curso é fruto de uma longa reflexão de todo o governo geral. A partir de 1998, a Sociedade do Apostolado Católico (SAC) começou a fazer experiências na tentativa de desenvolver uma cultura propriamente palotina. Durante algumas visitas a diversos países, constatou-se que muitos de nossos confrades desenvolvem um bom trabalho apostólico, mas, às vezes, o desenvolvem como padres diocesanos e não como palotinos, faltando maior conhecimento de São Vicente Pallotti, sua fundação, espiritualidade e carisma.
Diante disso, o Conselho Geral procurou responder a esse desafio proporcionando diversos cursos, promovidos pelo Secretariado para formação da SAC, em Roma.

Pe. Jacob apresentou-nos a finalidade do curso para Formadores(as) palotinos:

1. Formação palotina - conhecer profundamente São Vicente Pallotti, sua espiritualidade, carisma e missão;
2. Formação cultural – experiência de internacionalidade. Descobrir o valor de ser uma verdadeira família constituída de padres, irmãos e irmãs. Uma família fundada pelo mesmo Pai espiritual, São Vicente Pallotti. Devemos aprender a conviver com o outro, descobrindo o seu valor. Não podemos estar limitados a dimensão territorial, devemos buscar a universalidade, a abertura aos outros, necessitamos estar sempre com a mente aberta para novas realidades;
3. Formação humana (maturidade): sem esta formação humana não podemos ser formadores. O ponto central a ser trabalhado é a capacidade de amar a Deus, ao próximo e a si mesmo. A maturidade conduz a pessoa humana a viver sempre em liberdade e harmonia interior; quem é maduro será capaz de superar todo tipo de problema e dificuldade;
4. Formação Espiritual – maturidade espiritual: crescer na fé como consagrado palotino. Manter um relacionamento profundo com “Jesus Cristo Apóstolo do Eterno Pai”. Fundamentar a própria fé de acordo com a espiritualidade palotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário