terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ano Sacerdotal





MISSA EM COMEMORAÇÃO AO ANO SACERDOTAL E DE JUBILEU DE PRATA DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PE. HELENO ADINALDO DE ARAÚJO


No dia 16 de dezembro de 2009, a Diocese de Cornélio Procópio, com todo seu presbitério, celebrará na Paróquia São Vicente Pallotti o Ano Sacerdotal e os 25 anos de ordenação sacerdotal do Pe. Heleno Adinaldo de Araújo, SAC.
O Ano Sacerdotal convocado pelo Papa Bento XVI no dia 19 de junho de 2009 se estenderá até a mesma data de 2010, por ocasião dos 150 anos da morte de São João Maria Vianney, padroeiro dos párocos.
O humilde pároco de Ars, na França, ignorado por tantos, pelo fato de não gozar de dotes intelectuais e de títulos honoríficos, na sua simplicidade, apegou-se àquele que é o dador de toda ciência, o Divino Pai Eterno. E contemplando o rosto de seu Filho humilhado e desprezado na cruz, descobriu a sua verdadeira sabedoria, a ciência do reino, que não provinha de livros, mas do Espírito de Deus, que o impulsionou a viver a profundidade do seu ministério sacerdotal, vivendo como o Cristo, em favor daqueles que estavam longe de Deus e desprezado pelos homens.
Ao longo de seu ministério sacerdotal, tornou-se um amigo inseparável de Jesus, um pastor fiel, exímio evangelizador e admirável confessor.


Assim o santo dizia ao povo, ao explicar sobre os sacramentos:


“Sem o sacramento da Ordem, não teríamos o Senhor. Quem O colocou ali naquele sacrário? O sacerdote. Quem acolheu a sua alma no ingresso da vida? O sacerdote. Quem a alimenta para lhe dar a força de realizar a sua peregrinação? O sacerdote. Quem a há de preparar para comparecer diante de Deus, lavando-a pela última vez no sangue de Jesus Cristo? O sacerdote, sempre o sacerdote”.


Diante deste tão grande ministério, o Papa quer que o Ano Sacerdotal seja espaço para intensificar e promover a santificação dos sacerdotes e ajudá-los a perceber, cada vez mais, a importância do seu papel e de sua missão na Igreja e na sociedade contemporânea.
Por isso, a Igreja Particular de Cornélio Procópio, atendendo ao apelo do Papa Bento XVI, quis celebrar o Ano Sacerdotal juntamente com o jubileu sacerdotal do Pe. Heleno, para agradecer a Deus por esse dom maravilhoso para a Igreja que é o sacerdócio ministerial. Com isso, a Diocese pretende rezar pelos ministros ordenados e ao mesmo tempo pedir ao Senhor da Messe que envie santos operários para a sua messe, pois o sacerdote é aquele que está “estreitamente unido a Cristo, Sumo Sacerdote”.
Portanto, neste ano em que o Papa decretou o Ano Sacerdotal, iluminados pelo lema “Fidelidade de Cristo, Fidelidade dos Sacerdotes”, queremos meditar, refletir e orar pelos sacerdotes. E convidamos a todos para nos unir em oração, pois não é um ano somente para os presbíteros, mas também para todo o povo de Deus que caminha junto, que sofre junto, que se alegra junto, que se salva junto com todos os homens que Deus escolheu para o ministério presbiteral. Por isso, estamos, todos, envolvidos nesta busca de fidelidade a Cristo.