sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Juventude Palotina - Forum

No dia 26 de setembro de 2009, a Juventude Palotina da Província São Paulo Apóstolo promoveu um Forum, para aprofundar o carisma de São Vicente Pallotti.


quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O DESPERTAR DE UM NOVO ANO

ADEUS ANO VELHO, FELIZ ANO NOVO!

Todos os anos, as pessoas do mundo inteiro celebram a passagem do ano com muita festa e esperança. Mas, o que temos de novo para celebrar em 2010? O que será diferente neste ano que se inicia? Será que teremos menos desigualdades sociais? Os países em conflitos deporão suas armas? Os descasos para com a pessoa humana serão eliminados? O nosso mundo será mais humano?

Seguramente, ao longo do novo ano, seremos surpreendidos pelas mesmas e velhas notícias, mesmo assim as pessoas continuarão insistindo em ter no coração o mesmo sentimento de mudança. É por isso que o ser humano é surpreendente. Ele não se rende. Ele luta com todas as suas forças para mudar uma realidade que aparentemente parece ser imutável. O ser humano sonha, deseja, mas nunca deixa de buscar aquilo que é indispensável para todos: a liberdade, a solidariedade e o respeito mútuo.

Durante o ano que passou, vimos que a natureza, como sempre, tem demonstrado sua força viva. Mostrou que tem um grande potencial para resistir aos ataques desenfreados dos seres humanos. Mas, nos últimos tempos, a observamos vulnerável e dependente deste mesmo ser que a devasta impiedosamente. A sua resposta ante a insensibilidade de muitos que apenas querem usufruir de suas riquezas, tem manifestado sua fúria, através de fenômenos naturais devastadores. Quanto sofrimento por toda parte! Quantas mortes inocentes! Quanto sofrimento da mãe terra, que está sendo dilapidada indiscriminadamente. Mesmo assim, ela continua soberana. Ela mostra todo o seu potencial, toda sua exuberância, que levou os mais sensíveis perceberem que não somos inimigos, mas parceiros. Isto fez com que muitos tomem consciência de que somos os únicos responsáveis, dentre todos os seres, para cuidar deste minúsculo planeta azul que flutua no espaço sideral. Ele é tão frágil quanto nós. Se ele morrer, nós também desapareceremos.

No âmbito social, a Campanha da Fraternidade do ano passado dizia: “A paz é fruto da justiça”. Se o mundo não vive em paz e se as pessoas estão clamando por justiça, então encontramos a raiz de tantos sofrimentos vividos pelos povos.

Oxalá, em 2010, todas as pessoas possam fazer um firme propósito de começar a melhorar o seu modo de se relacionar com o mundo e com o outro. Em vez de ficarmos esperando que os governantes mudem de atitudes, que sejam menos corruptos e ávidos pelo poder, que salvem a nossa terra, comecemos a ver, no círculo familiar, como andam as relações de poder. Como está o nosso espírito de acolhida? Como cuidamos do meio ambiente? Como usamos os bens da natureza?

Muita gente já se despertou e tomou consciência de que somos filho da natureza. As pessoas descobriram que, ao cuidar da natureza, proporcionaremos a todos a oportunidade de viver.
A vida é um dom de Deus. Que em 2010, crentes e não crentes possam fazer a experiência de se sentirem mais próximos. Que no ano que começa nos esforcemos mais em sorrir aos desconhecidos, abraçar os amigos, apertar a mão dos que estão ao nosso lado, darmo-nos o direito de descansar, fortalecer os laços de amor e de amizade, ouvir os filhos, confessar nossos medos e apreensões.

Se conseguirmos fazer um pouco disso tudo, seremos mais felizes no ano que começa. Mesmo que não consigamos mudar o mundo, poderemos transformar o nosso mundo interior.
Cada um é convidado a renovar o mundo, a começar do seu interior. Aliás, este é o sonho contido no Apocalipse de S. João (Ap 21,1): “Um novo céu e uma nova terra”.