sexta-feira, 13 de maio de 2011

A arte de ser feliz

Pe. Valdeci de Almeida participou da sétima Semana da Saúde, promovido pela direção da Santa Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio - Pr. Ele falou sobre formação do ser humano: personalidade e caráter, com o sugestivo título: "A arte de ser feliz". Segue um resumo do que foi dito e também, no vídeo, flash da palestra.


Viver é uma aventura, saber viver: uma arte. O ser humano, devido a tantas atividades e por não saber trabalhar com suas emoções, “acaba se atropelando na escola da vida”. Por isso, muitas pessoas vivem estressadas e tantas outras desequilibradas emocionalmente por desconhecerem a arte de ser feliz, pois a felicidade é um trabalho interior, e deve ser diário. Ser feliz é o desejo de todos, mas, ser de fato, nem sempre é uma tarefa fácil devido a tantos condicionamentos pelos quais passam o ser humano ao longo de sua vida, e tudo isso traz consequências para a formação do seu caráter. A melhor maneira para encontrar a harmonia do espírito, é estar atento às próprias movimentações interiores, identificar qual é a maior dificuldade em sua vida e como a gerencia em momentos de tensão e conflito. Neste processo, criar um ambiente de amizade e companheirismo, no trabalho, ajuda no autoconhecimento e assim possibilita encontrar a melhor saída para dirimir os conflitos desnecessários, ajuda a tornar o ambiente mais saudável e gostoso de ser vivido. Sendo assim, fomentar o espírito de equipe pode ser a saída para um trabalho mais profissional e humanizado, onde cada um vai respeitar o espaço do outro e ajudá-lo a também conquistar sua felicidade. Que tal criar um ambiente saudável, onde cada um se preocupa com o bem estar do outro, para assim todos serem recompensados? Eis a arte de ser feliz!


terça-feira, 10 de maio de 2011

Celebração com a família Pallotti

Consanguíneos e consagrados: herdeiros da mesma riqueza espiritual

A família palotina, no dia 8 de maio, esteve reunida juntamente com os membros da família consanguínea de São Vicente Pallotti, no pequeno povoado de San Giorgio, pertencente a cidade de Cascia, na Província de Perugia, região da Umbria (coração da Itália).
Membros da família consanguínea e da família religiosa palotina (padres, irmãs romanas e missionárias) nos reunimos em torno de um único objetivo: louvar e agradecer a Deus por ter concedido à Santa Igreja o grande Sacerdote Vicente Pallotti, modelo de santidade, exemplo e testemunho de amor a Deus e ao próximo.
Seus 69 habitantes (grande parte da família Pallotti) se organizaram para celebrar a memória de seu mais importante personagem que, embora não tenha nascido em S. Giorgio, é considerado seu ilustre cidadão.
A recordação da presença de São Vicente Pallotti, neste pequeno vilarejo, é percebida principalmente na Igreja, que ainda hoje preserva, com zelo, os paramentos usados por São Vicente durante sua permanência em S. Giorgio, em decorrência da visita realizada à seus familiares de 8 a 23 de setembro de 1819.
Durante todo o dia, seguimos uma programação festiva, caracterizada pelos momentos litúrgicos, celebrativos e convivência fraterna.
S. Giorgio de Cascia representa para nós, palotinos, o lugar de início de um grande projeto de Deus para toda a Igreja; foi realmente uma oportunidade para reavivar e atualizar a memória histórica dos estudos referentes à genealogia de Pallotti; uma verdadeira e grande festa que uniu membros da mesma família, a partir dos vínculos de fé e não somente consanguinidade ou afinidade.
Agradeço a Deus Uno e Trino pela oportunidade de, juntamente com os membros do Curso anual para formadores palotinos, participar deste momento grandioso, que faz parte da tradição da família Pallotti e da vida da pequena comunidade de San Giorgio di Cascia. Posso afirmar que São Vicente Pallotti, mais uma vez, derramou suas bênçãos sobre a “grande família palotina”.



Pe. Elmar Neri Rubira, SAC
Via Giuseppe Ferrari, Roma - Itália
(Ao Pe. Elmar, nossos agradecimentos pela contribuição com o Blog: Com Deus, tudo posso. Desejamos lhe muito sucesso em seus estudos em Roma. Deus o abençoe e o ilumine nesta missão de formador e de evangelizador).