domingo, 24 de abril de 2011

Notícias de Roma: Pe. Elmar Neri Rubira, SAC


Santuário de Nossa Senhora de Lourdes
Muitos lugares sagrados se tornaram “centros turísticos” e a questão da “fé” tornou-se um elemento secundário. Facilmente encontramos diversos tipos de visitantes em nossos templos sagrados: turistas, observadores, curiosos, estudiosos e verdadeiros peregrinos. A popularidade e a grande massa marcam determinadas datas religiosas e civis, que favorecem a expansão cultural, mas muitas vezes prejudicam a dimensão transcendental. Para quem se propõe a visitar um lugar de culto cristão, o mínimo que se possa esperar é uma atitude de respeito.

Minha experiência no Santuário de Lourdes faz parte do grupo de peregrinos, desejosos em aprofundar a experiência de fé, nascida no seio da Santa Igreja para com a Santa mãe de Deus. O santuário de Lourdes se apresenta como um lugar Sagrado, onde o profano parece não exercer influência. Ao entrar no grande espaço que compõe o complexo do Santuário da Madonna de Lourdes, é possível sentir um clima de recolhimento, de silêncio e oração. Não se trata de uma imposição externa, mas de algo que irradia do próprio ambiente sacro.
Poder visitar este santuário mariano é participar no mistério Dogmático “Imaculada conceição de Nossa Senhora” reconhecido pela Santa Igreja.
Após 4 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição pelo Beato Pio IX em 1854, Nossa Senhora o confirma com as aparições a Jovem Bernadette Soubirous.

Na pequena cidade de Lourdes, na França, na simples Gruta de Massabielle, a Virgem Maria apareceu a Bernadette por 18 vezes, entre 11 de fevereiro a 16 de junho de 1858.
Atualmente, a gruta mantém-se como no período das aparições, mas as manifestações de fé são sempre maiores e profundas. O santuário de Lourdes se destaca, mundialmente, pela presença grandiosa de peregrinos doentes, que se dirigem à este lugar sagrado, buscando conforto espiritual e alivio aos sofrimentos corporais. Da gruta brota uma fonte de água, como também um crescente número de fiéis que buscam a cura física e espiritual.
Visitando este Lugar Sagrado, repetimos o gesto de milhares de cristãos que, durante mais de um século, não cessam de visitar a gruta de Massabielle para escutar a mensagem de conversão e esperança.
A partir de 1858, sessenta e seis curas foram declaradas milagrosas, e muitos outros relatos de curas são estudados e analisados pela Santa Igreja.
As aparições foram reconhecidas como autênticas pelo Bispo de Tarbes, Monsenhor Laurence, em 1862.


Pe. Elmar Neri Rubira, SAC
Via Giuseppe Ferrari – Roma - Itália