segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

 

DA REGRA FUNDAMENTAL DE SÃO VICENTE PALLOTTI

A imitação de Jesus Cristo - PARTE I


São Vicente Pallotti, na sua Regra Fundamental, pede a todos os membros da União do Apostolado Católico, que imitem a Cristo em todos os momentos da vida.

Observando a oração de nosso fundador, é conveniente que sigamos os passos apresentados por ele, para que rezemos e meditemos como ele rezou e meditou, para que assim nos configuremos a Cristo e à sua vida Santíssima.

Sob a Luz da oração de Pallotti, nós desejamos rezar sobre a vida de Cristo desde sua concepção, no ventre Santíssimo de Maria, até a conclusão de seu ministério apostólico, com a manifestação do Espírito Santo, em Pentecostes, no cenáculo. 

Meditação de São Vicente sobre a Vida de Jesus Cristo

“A regra fundamental da nossa mínima congregação é a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, para imitá-lo com humildade e confiança, com toda a possível perfeição, em toda atividade da vida oculta e do público ministério evangélico, para a maior glória de Deus, nosso Pai celeste, e para a maior santificação de nossa alma e dos nossos próximos. Por isso, quem quer que entre para essa congregação, deve ser trazido pelo perfeito amor de Deus e do próximo, para assegurar também a eterna salvação da própria alma.”[1]



[1] FALLER, Pe. Angsgar SAC. Regras Fundamentais da Sociedade do Apostolado Católico p.48 nº. 1. Santa Maria 1991. Primeiro ponto da Regra Fundamental com 33 pontos, simbolizando a idade de Cristo, deixada por Pallotti aos membros da SAC. O grifo é nosso.