quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O Verbo se fez carne


 
O Deus no qual acreditamos é um Deus que se comunica pela obra criada, pela Palavra e por meio de sinais ou acontecimentos. A revelação de Cristo é a prova máxima de que Deus está muito próximo de nós para nos orientar no caminho gerando sempre vida nova. Ele é o Verbo Eterno, que comunicou o amor do Pai e que abriu-nos a porta do paraíso, fechado por causa do pecado.

São João, no Prólogo, escreve que no princípio era a Palavra, a Palavra estava com Deus, a Palavra era Deus e a Palavra se fez carne e veio morar no meio de nós. Deus é um Ser de comunicação. Ele se comunica o tempo todo, mas, somente aquele que está em contínua sintonia com Ele consegue assimilar a sua mensagem.

Deus usa de todos os meios para nos atrair a Ele, pode usar até mesmo de algum acontecimento trágico da vida para mostrar a sua misericórdia e o seu amor para conosco. Infelizmente, poucas pessoas conseguem descobrir Deus na sua história pessoal. Até mesmo aqueles que conviveram com Jesus não tinham essa sensibilidade. Na pesca milagrosa, somente João descobriu que quem transformou aquela fracassada pescaria em uma abundante recompensa foi o Senhor. Ele esteve sempre muito perto do Mestre, como na última Ceia, reclinando sua cabeça no peito de Jesus. Ele estava perto do coração de Jesus e isso o fez mais sensível para reconhecer as suas obras.

Talvez esteja aí a dificuldade que muitos têm de perceber Deus na sua caminhada de fé, porque não basta apenas ouvir falar de Jesus, mas é preciso que façamos a experiência de estar com Ele e de se deixar tocar pela graça. O Antigo Testamento apresenta a figura de Jó que, depois de passar por inúmeras dificuldades, de se ter sentido abandonado por Deus, um dia reconheceu como Ele agiu na sua vida, expressando seu amor de Pai: “Eu conhecia Deus só de ouvir falar, mas agora meus olhos te viram” (Jo 42, 5). Após descobrir que Deus caminha por caminhos diferentes dos nossos, Jó tornou-se ainda mais obediente a Deus e Ele lhe responde cumulando-o de graças incontáveis: “Deus abençoou os últimos tempos de Jó mais do que os primeiros” (v. 12).

Isso faz com que os cristãos de hoje também reflitam como Deus age em suas vidas. Portanto, fica o questionamento. Como percebo Deus na minha história? Eu vivo apenas reclamando de tudo o que acontece? Se isso faz parte da sua caminhada, chegou o momento de rever todos os detalhes da vida para que assim descubra o quanto Deus amou você e propôs um novo caminho de santidade. Só assim o cristão poderá testemunhar verdadeiramente que “Deus é amor, e quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele”.
Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC.