sexta-feira, 15 de maio de 2009

Do livro: Itinerário espiritual palotino - orações





Eucaristia: imagem incompreensível da misericórdia de Deus


D.: Pallotti sempre foi fascinado pela Eucaristia. Nela, ele contempla Deus que se torna alimento das almas das pessoas. O alimento eucarístico dos fiéis não está circunscrito à materialidade do corpo de Cristo, pois Ele é Deus, e o fiel é alimentado pelo Cristo total: corpo, sangue, alma e divindade.
A celebração Eucarística ocupou sempre o lugar central na vida de nosso fundador. Ele descobriu que nela não está somente a pessoa do Verbo encarnado, mas está presente também o Pai e o Espírito Santo.
No dia 09 de janeiro de 1835, após a santa missa, recebeu a grande inspiração de fundar a UAC. Ele tem plena consciência da sua pobreza, miséria e inutilidade, do seu nada e pecado. Reconhece ainda que é incapaz de receber tão grandioso dom.
Ele aclama a eucaristia como imagem incompreensível e infinita do amor e da misericórdia de Cristo e reconhece a sua indignidade diante de tão grande mistério. Por isso, reconhece-se como nada a ser preenchido pelo tudo que é Deus em sua compaixão e intitula-se como prodígio da misericórdia.

Propósitos
D.: Ao reconhecer sua limitação diante do infinito amor de Deus, Pallotti faz alguns propósitos capazes de viabilizar sua relação com Cristo eucarístico: comungar todos os dias até o fim da sua vida; fixar sua atenção na Eucaristia; aumentar os adoradores e os que participam da Eucaristia;
viver permanentemente em preparação, busca e ação de graças, participando nos infinitos mistérios da Eucaristia; desejar que a eucaristia opere nele.

D.: A vivência do mistério eucarístico o leva a uma configuração com Cristo, onde sua vida, suas atitudes, seu apostolado fosse a vida do próprio Cristo (Gl 2,20). Porém, essa perfeição só pode ser encontrada no Cenáculo.

T.: Através de seu exemplo, Pallotti impulsiona-nos a nutrir um profundo amor pela Eucaristia, fonte de graças e de bênçãos para todo apostolado.

D.: “Somos marcados nas mãos de Deus” (Is 49,16). “Antes do nascimento, já te havia consagrado” (Jr 1,5). Pallotti também tinha plena consciência de que fora marcado e conduzido por Deus.

T.: Marcado pela ação divina, Pallotti tinha dentro de si um grande desejo de praticar as virtudes próprias dos assinalados por Deus, por isso queria viver a obediência e a fidelidade vivida por Maria Santíssima, a Serva fiel.

D.: Dizia ele: “Expresso o desejo do meu coração de partilhar solidário, com Jesus e Maria, todas as dores mentais e sensíveis de toda e tão sofrida vida deles”.

Entrega do coração a Jesus por Maria.
D.: Imaculada Mãe de Deus, Rainha do céu, Mãe de misericórdia, advogada e refúgio dos pobres pecadores, eis-me aqui, iluminado e confortado pelas graças que tu, com carinho materno, copiosamente, me alcançaste do tesouro da divindade.

T.: Eu tomei a decisão de depositar em tuas mãos o meu coração, por agora e para sempre, para consagrá-lo totalmente a Jesus. E tu, em meu nome, consagra-o a Jesus. Estou certo de que tu, agora e sempre farás quanto puderes, para que o meu coração seja sempre todo de Jesus, na mais perfeita imitação dos santos, especialmente do teu esposo são José.

D.: Estou certo de que me alcançarás todas as graças para imitar a ti e a teu Filho Jesus. E, como demonstração da minha confiança, agora e sempre e de toda forma possível que agrade a Santíssima Trindade.

T.: Meu Deus, sou indigno de ter o dom de um amor perfeito para com a Imaculada Mãe Maria, mas tu mo concedes pelos méritos de Jesus e de Maria (amor de Filho e mãe). Quero amá-la com o amor com que amas Tu, ó divino Filho, com o amor com que amas Tu, ó Espírito Santo (amor de esposo e esposa). Tudo isto, por todos os fins possíveis que agradem a ti, meu Deus.

D.: Maria é o caminho para chegar a Jesus, porém toda sua vida foi dedicada ao apostolado de Jesus, o apóstolo do Pai.

Propósitos e aspirações - (n. 34)
D.: Eles não têm mais vinho (Jo 2,3). Pallotti viu o vinho da esperança e da alegria. Olha para a humanidade com olhar terno de quem não perde a esperança e a confiança em Deus.

L.: Vejo ou ouço falar em pessoas aflitas, angustiadas, atribuladas, cansadas, carregadas de pesos e fadigas, como, por exemplo, os fazedores de chaves, lavradores, carroceiros, pedreiros, carpinteiros, pobres mulheres aflitas por causa dos filhos, pelas noites em que não dormem porque, eles mesmos estão doentes ou inquietos, devendo então velar por eles, amamentá-los, fazê-los dormir. Conheço as grandes aflições por que passam tantas pobres famílias, as discórdias entre os esposos, as brigas entre irmãos e irmãs, entre parentes, entre empregados e amigos, a opressão de tantas pobres moças expostas ao perigo de perderem a santa honestidade, a opressão das crianças, das viúvas desoladas e de tantas misérias que afligem a humanidade, se eu mesmo ou uma outra pessoa pudesse penetrar em todos os ângulos da terra e enxergar de uma só vez as misérias que atribulam a pobre humanidade. Acredito firmemente que o coração humano não suportaria semelhante visão, mas todos morreríamos de dor. Considerando isso tudo, procurarei levar-me a uma viva compaixão com essas criaturas e dar-lhes auxílio, segundo a norma da piedade cristã e da santa prudência. Procurarei consolá-las em suas aflições, exortá-las à paciência e resignação, fazendo com que vejam que é curto o sofrimento e eterna a alegria. Mas visto que por causa da minha miséria muito aumentada pela minha impiedade é impossível que eu consiga realizar tudo o que desejo, colocarei a causa nas mãos de nossa comum advogada e Mãe Maria Santíssima que a todos nós inspira amor, e, nas mãos dos nossos protetores, os anjos e os santos; tenho certeza de que o Senhor fará suceder o que for bom para a sua maior e verdadeira glória e para benefício das almas.

D.: Leitura bíblica: (Ex 3,1-14). O olhar e a oração de Pallotti é sempre universal. Ele reza pela humanidade e com a humanidade. Sabe que suas forças são limitadas e por isso pede a Maria que interceda pelas necessidades do mundo. Diante dessa realidade, lança-se, sem medo, com um projeto de vida para toda a humanidade. Ele tem o desafio de não se cansar nunca, por isso conta com a colaboração de todos. Cada um deve fazer um pouquinho, e o pouco com Deus pode transformar o mundo.

D.: Refletir: comparar a leitura bíblica com o texto de Pallotti.

Oração para obter misericórdia
Meu Jesus, minha infinita, imensa, incompreensível misericórdia.
Vós me dais a vossa própria misericórdia e me transformais em vossa misericórdia e fazeis que a minha vida seja uma vida toda de obras de misericórdia corporal e espiritual, em benefício de todos. E onde eu não posso chegar por meio dos meus esforços, fazei-o Vós com a plenitude da vossa própria misericórdia, para chegar a infundir a vossa misericórdia em todo o mundo, por todo o tempo e por toda a eternidade. Amém.

São Vicente Pallotti, rogai por nós.

D.: Bendigamos ao Senhor. T.: Graças a Deus.