sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014


Catarse Interior

 Aprenda um modo fácil de superar sentimentos desconfortáveis, fazendo a catarse interior.

Como você está se sentindo agora? O que lhe incomoda tanto e porque você se sente assim? Estas indagações são difíceis de serem respondidas, porque nem sempre o que sentimos pode ser resgatado pela razão humana, pois pode ser de cunho inconsciente.
O tema proposto quer ajudar o leitor a superar algumas dificuldades vivenciadas no passado de maneira muito simples, basta seguir as orientações abaixo. Esta técnica serve para aquelas pessoas que não têm fobia por água.
Para dar início à “Catarse interior”, utilize a sua imaginação e entre em algum local onde a água é corrente, e que fique até pela cintura. Pode ser uma cascata. Coloque uma das suas mãos na testa e outra na nuca e dê início ao procedimento. Entre vagarosamente dentro da água e sinta a sua correnteza se é forte ou fraca, se as quedas d’água estão longe ou perto, se a água é clara ou escura, se está quente, morna ou fria. Como são as árvores? Existem pássaros cantando? O que você vê e ouve neste local?
Encontre uma posição confortável dentro do rio. Leve consigo papéis multicoloridos e uma caneta. Estando já posicionado no riacho, sinta o seu corpo e veja que tipo de sentimento você quer jogar fora definitivamente. Pode ser uma palavra ou uma frase. Identificado o sentimento, escolha a cor do papel para escrevê-lo e assim lançá-lo nas águas em movimento. Se escolher a cor preta, escreva os sentimentos com uma caneta branca e em seguida lance nas águas correntes e fique imaginando o papel descendo até desaparecer da sua vista. Imagine o papel perdendo a sua cor original, ficando desbotado, o papel encharcado e aos poucos este vai se dissolvendo por completo e sumindo de sua visão. Qual outro sentimento limitante que você quer eliminá-lo de sua vida? Continue escrevendo no papel com a cor que vier à cabeça e solte-o novamente nas correntezas e assim, sucessivamente, até não ter mais nada para ser eliminado de sua mente. Em seguida mergulhe por completo no rio, ficando todo submerso, sentindo a correnteza passar pelo corpo, trazendo alívio e purificação. Sinta sair do seu corpo todas as memórias negativas. Saia da água vagarosamente, pisando nas pedras, e sentindo descer pelo corpo gotículas de água que deixam o corpo frio, por causa do vento, sinta a luz do sol que vai secando a água. Suba em um barranco mais alto e olhe para trás e veja o que modificou em sua vida?
Caso ainda fiquem resquícios de memórias traumáticas, repita tudo novamente até sentir alívio completo. Se mesmo assim não percebeu nenhuma mudança, procure ajuda com algum terapeuta, para desbloquear os traumas que necessitam de técnicas mais apropriadas. Se, por ventura, olhar para as águas e vê-las turvas, imagine as águas cristalinas da cascata descendo e empurrando-as cada vez mais para longe até que tudo fique transparente. Faça essa técnica quando for necessário e viva em paz.

Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC

 

 

Período Introdutório
Cornélio Procópio   Brasil

 A experiência de dez anos do Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC


A pedido do Pe. Geral, Joacob Nampudakam, quero compartilhar, com todos aqueles que fazem parte do carisma de São Vicente Pallotti, a minha experiência de dez anos frente ao Período Introdutório, na Província São Paulo Apóstolo, Brasil.
São Vicente Pallotti nos deixou um grande legado: o apostolado universal, e tudo o que  fizermos que seja para a “infinita glória de Deus”. Ao assumir como Diretor do período Introdutório, tinha plena consciência da sua importância para a Sociedade e para a Igreja e por isso confiei na providência divina para que o meu trabalho fosse para a Sua maior glória. Apesar dos limites humanos de que todos somos acometidos, agradeço a Deus pelo fato de ter formado, ao longo destes anos, oitenta e sete jovens, provenientes das várias partes do Brasil, sendo que quarenta e dois deles perseveram. Destes, seis foram ordenados sacerdotes e seis ordenados diáconos, quatorze fazem teologia e dois filosofia, todos da Província São Paulo; da província de Santa Maria cinco fazem filosofia; do Uruguai, dois na teologia; um da Bolívia que faz filosofia; três da Colômbia: um na filosofia e dois na teologia. Rio de Janeiro, um na teologia e dois na filosofia. Portanto, o total de membros que passaram pelo noviciado de toda a América do Sul e que continuam no período formativo são trinta consagrados.
Durante sete anos estive à frente do noviciado, somente, com os candidatos da Província São Paulo Apóstolo e depois em 2010, os formadores reunidos em Curitiba, juntamente com os Superiores Maiores Latino-americanos e com a presença do então Secretário Geral para a Formação, Pe. Jacob Nampudakam e o Conselheiro Geral, Pe. Gilberto Orsolin, decidiu-se fazer uma experiência comum entre as Unidades Palotinas da América do Sul. Naquele encontro foi feito um programa formativo que pudesse comtemplar todas as realidades sul-americanas. Para dar início aos trabalhos comuns, fui novamente nomeado Diretor do Período Introdutório, para que pudesse organizá-lo durante mais um mandato de três anos, juntamente com a presença do Pe. Egídio Trevisan, da Província Nossa Senhora Conquistadora, Santa Maria. Após esta data, os Superiores Maiores reunidos na Colômbia, escolheram o Pe. Elmar Neri Rubira, Diretor do Período Introdutório e o Pe. Salvador, da Província Nossa Senhora Conquistadora, Diretor Espiritual.
Por tudo isso, louvo e agradeço a Deus por ter enviado estes jovens para o serviço apostólico na Igreja, segundo o carisma de São Vicente Pallotti. Pedimos a Deus que os faça perseverante e que envie mais operários para a sua messe.
Em Cristo Apóstolo do Pai.

Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC