sábado, 30 de janeiro de 2010

O sentido da oração


A INVOCAÇÃO DO NOME DE JESUS


O nome é considerado mais do que um rótulo convencional que distingue uma pessoa de outra. O nome tem uma misteriosa identidade com o seu portador; pode ser considerado um substituto da pessoa, agindo e recebendo em lugar dela.

O nome não apenas distingue a pessoa, mas se pensa que indique algo do caráter da pessoa a quem pertence. O nome na Bíblia é uma declaração de poder que torna presente para ele aquele que é invocado. Conhecer o nome de Javé é experimentar a realidade que o nome significa, a realidade da confiança e a libertação asseguradas (Sl 9,16; Is 52,6). Conhecer o nome de Javé é aprender o que ele é. Assim era vital a missão de Moisés que ele fosse capaz de dizer aos israelitas o nome de Deus que o enviou (Ex 3). O nome é, portanto, para ser pronunciado respeitosamente; não deve ser profanado (Lv 24,11).

O nome de Javé é também a sua reputação e a sua glória, seu reconhecimento pelos homens. Onde seus feitos são recitados, seu nome é invocado e ele é reconhecido como aquilo que ele é.

No NT, a obra de Jesus é tornar conhecido o nome do Pai (Jo 17,6.26), é revelar seu verdadeiro caráter. Ele glorifica o nome do Pai para levar ao conhecimento de sua divindade (Jo 12,28). Ele reza para que o Pai conserve os discípulos em seu nome (Jo 17,11), para que ele o preserve como sua propriedade. Ele age em nome do Pai (Jo 10,25), que aqui significa aquilo que ele diz em outra parte, isto é, que ele está no Pai e o Pai está nele (Jo 14,10).

A primeira petição do Pai-nosso é que o nome do Pai seja santificado, que sua divindade seja manifestada (Mt 6,9; Lc11,2).

O poder sobrenatural do nome de Jesus

A invocação do nome de Jesus dá poder aos discípulos de operar milagres (Mc16,17). Esse poder do nome é visto até quando aquele que o invoca não é membro do grupo dos discípulos (Mc 9,38).

O poder do nome de Jesus aparece mais altamente em sua qualidade de instrumento de salvação. Os homens recebem o perdão dos pecados em seu nome (At 10,43; 1Jo 2,12), são purificados e santificados em seu nome (1Cor 6,11) e não há outro nome pelo qual a salvação pode ser alcançada (At 4,12). O nome aqui significa Jesus em seu caráter de salvador, no qual ele é aceito pela fé e invocado no rito do batismo.

O nome de Jesus está acima de todo nome. Isso é declarado na confissão cristológica de (Fil 2,9-11) e (Ef 1,21). Os cristãos são definidos como aqueles que invocam o nome de Jesus. Eles o invocam na confissão de sua fé e nas invocações rituais.

Pelo batismo, Jesus aceita e reconhece o cristão como propriedade sua e o cristão se submete à incorporação na comunidade da qual Jesus é o chefe. Ungido no nome de Jesus, ele socorre o enfermo e leva o perdão dos pecados (Jo 5,14).

A proclamação do nome de Jesus

A pregação do Evangelho é definida concisamente como a pregação do nome de Jesus (At 5,40; 8,12; 9,15.28), que é posteriormente definida (At 9,20), como a proclamação de Jesus como o Filho de Deus. Pregar Jesus é declarar quem é o que ele é, e isso é o conteúdo do evangelho, a Boa Nova, que é objeto de fé.Jesus pede a renúncia dos bens deste mundo por seu nome (Mt 19,29) e seus discípulos devem sofrer por seu nome (1Pd 4, 14-16; At 5, 42; 9,15; Jo 15,21).

O nome de Jesus na vida da Igreja

A invocação do nome na prece ou na confissão não é algo casual; proferir as palavras “Jesus é o Senhor” exige um impulso do Espírito (1Cor 12,3). O nome de Jesus é o poder no qual o apóstolo ordena (2Tes 3,6).

As orações da Igreja e do cristão individualmente são proferidas no nome de Jesus(Jo 14, 13; 16, 26); isso é também exemplo do poder sobrenatural do nome. A Igreja se aproxima do Pai, invocando o nome de Jesus, que ela possui e com o qual se identifica e está segura de ser ouvida. O cristão age no nome de Jesus e faz boas obras em seu nome (Mt 18,5; Col 3, 17). O nome de Jesus é o princípio da unidade da Igreja, pois ele está presente onde dois ou três se reúnem em seu nome (Mt 18, 20).

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Assembleia provincial

Os palotinos da província São Paulo Apóstolo estiveram reunidos em assembleia nos dias 25 a 28 de janeiro, em Londrina - Pr