domingo, 14 de agosto de 2011

Homilia dominical - XX Domingo Comum




“Grande é a tua fé.”

                                                              Noviço Wellington Wesley Paiva

                                                                                                       

A mulher cananeia é exemplo de fé. Exemplo para todos os cristãos que dizem acreditar e que professam sua fé todos os finais de semana na Santa Eucaristia. O Evangelho deste 20º Domingo do Tempo Comum nos dá o exemplo de ousadia e confiança.

Ela, confiante de que Jesus iria curar sua filha, não teve medo, argumentou corajosamente com Jesus: “‘Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-los aos cachorrinhos’. A mulher insistiu: ‘É verdade, Senhor, mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!’... ‘Mulher, grande é a tua fé! Seja feito o que tu queres!’”(Mt 15, 26-28a).

            Segundo Ascough, as mulheres naquela época só podiam chegar perto dos homens fora da família, quando houvesse intermediação de um homem. E ainda, ela era uma mulher pagã, iria tornar Jesus impuro. Mas, Jesus não veio para os “sãos”, mas sim, para os que necessitam da graça. Ouvindo o grito da mulher que O clamava, trava um diálogo com a cananeia. Ela não revida mediante a comparação feita por Jesus: “...cachorrinhos”(Mt 15, 26). Para os judeus, nos confirma Ascough, o termo cães é sinônimo de sujo, desagradáveis, tais como avidez, bajulação e falta de vergonha. Ela não se intimidou por isso, aceitou sua condição, confiou, e continuou o diálogo demonstrando que sua confiança no Mestre não era vã, como a do povo escolhido.  “...os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!”. A salvação veio para todos, ela acreditava naquele homem. Ela depositou sua fé e foi atendida.

Nossa fé muitas vezes é vã diante das dificuldades, devido a tantos recursos que nos desviam dos nossos problemas (shopping, cinema, bebidas, etc.). Acabamos nos esquecendo de depositar nossa confiança naquele que demostrou a máxima do amor. Nossa fé é, às vezes, pode ser depositada nos deuses pagãos, ou melhor, nos deuses “cartões de credito, dinheiro, etc.”.

Esquecemo-nos do grande mestre das almas, Jesus, que veio para nutrir nossa alma, e instruir-nos no caminho para verdadeira vida. Basta nosso sim corajoso e a ousadia de depositarmos nele toda nossa confiança, sem restrições. Confie sempre no Senhor, pois Ele é nossa única segurança.