quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Quantas vezes devo perdoar?




(Texto publicado na Revista Rainha dos Apóstolos, Ano 89, dezembro de 2012, p. 47).

 
Certa vez, Jesus perguntou aos seus discípulos: “Quantas vezes devemos perdoar”? Pedro respondeu: “Até sete vezes sete”, mas Jesus o corrige e acrescenta: até “setenta vezes sete”. Para Cristo, o perdão não em limites. Diante do fraco, do pecador, o cristão deve mostrar sempre a força do amor. O Mestre, em todo seu percurso no meio da humanidade, tomou sempre a atitude de quem serve, acolhe e perdoa. Não quis nascer em palácio, mas entre os pobres; não quis conviver com os sábios, mas preferiu os deserdados e iletrados e, finalmente, desceu até o mundo dos mortos para resgatá-los.
Para a maioria das pessoas, quando se fala de perdão logo vem à mente a atitude de Jesus, que, na cruz, perdoou os seus algozes. Essa questão é crucial para o ser humano, saber perdoar. Humanamente falando, é impossível, mas com Deus tudo é possível.
 
Se o cristão tirar o seu olhar da cruz de Cristo, ele pode tornar-se um monstro, capaz de cometer qualquer atrocidade somente para manter o seu próprio status, mas o evangelho ensina sempre o contrário. Não é pelo poder e pela força que uma pessoa se torna forte, mas pela sua capacidade de amar e de perdoar.
Em Ruanda, África, em 1994, aconteceu um genocídio. Foi uma guerra étnica terrível, que deixou marcas profundas de ódio na população. Muitas pessoas perderam todos os membros da sua família, às vezes assassinados pelos próprios vizinhos e até mesmo parentes, pois muitos eram casados com etnias diferentes. Como perdoar aquele parente que foi a causa de tanta dor e de tanto sofrimento?
Agora que o país, vagarosamente, começa a se reerguer, o que está ajudando as pessoas a curarem suas feridas espirituais e psicológicas é a fé em Jesus misericordioso. Por isso, a devoção à Divina Misericórdia, naquele país, cresce dia após dia. Para que o perdão pudesse curar todas as feridas do passado, os palotinos fundaram um santuário da Divina misericórdia em Kabuga, periferia de Kigali, Ruanda. Diariamente, centenas de peregrinos dirigem-se para lá para buscar em Jesus Misericordioso a força e coragem para lutarem contra a dor e a perda de seus entes queridos e, ao mesmo tempo, curar o ódio que invade seus corações. Nesse momento, somente Deus pode lhes dar refúgio e proteção.
 
Existem muitos testemunhos de pessoas que, olhando para o Cristo, aprenderam a perdoar o seu inimigo. Não é com a vingança que se construirá a paz. Cabe também a cada um analisar a sua caminhada de vida e se perguntar: o que ainda não está devidamente curado dentro de você? O que precisa ser tirado do seu coração para que seja portador da verdadeira paz? Se ainda algo o incomoda e o impede de ser plenamente feliz, chegou o momento de olhar para Cristo e dizer: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”.

Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC