sábado, 22 de janeiro de 2011

22 de janeiro - festa de S. Vicente Pallotti




Do Caráter distintivo do Santo Sorriso e da Alegria espiritual que deve resplandecer nas Santíssimas Casas da Congregação.

“O sorriso santo e a alegria spiritual são frutos preciosos dos dons do Espírito Santo e por isso, uma das características distintivas dos verdadeiros Servos do Senhor; e porque no Redentor Divino reside o Espírito Santo em sua plenitude, e acima de todas as criaturas, reside em sua Esposa Maria Santíssima, e com grande distinção entre os Santos, reside no Patriarca São José, pode-se dizer que a Casa de Nazaré era aquela, que entre todas, se caracterizava pelo santo sorriso e pela alegria espiritual.

Se nas Santíssimas Casas da Congregação da Pia Sociedade não se visse resplandecer o mais amável sorriso e a mais santa alegria, faltaria naquelas Casas uma das mais luminosas características que a tornariam, verdadeira e eficazmente, uma imitação da Família da Casa de Nazaré.

Por isso, todos, com a mais perfeita observância das Regras, procurando receber plenamente os dons do Espírito Santo, e procurando aproveitar destes mesmos dons...

todos deverão também transbordar dos preciosos frutos destes dons; e como entre os frutos indicados um é a Felicidade Espiritual – que produz nos verdadeiros servos de Deus, um santo sorriso e uma alegria espiritual – assim, deve resplandecer assim nestas casas e nestes servos em um modo todo particular”.

San Vincenzo Pallotti, OOCC II, 162-163.(Tradução livre do original em italiano)
(Mensagem enviada pelo Pe. Daniel Luz Rocchetti SAC, doutorando em Roma).

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Nomeação para o Secretariado Geral para a Formação



No dia 14 de janeiro de 2011, Pe. Valdeci de Almeida - SAC, foi confirmado, pela segunda vez, pelo Padre Geral dos Palotinos, Pe. Jacob Nampudakam - SAC, para que continue participando do referido secretariado por mais três anos.

O Secretariado Geral para a Formação é um órgão auxiliar do Regime Geral. Este secretariado foi instituído pela Assembléia Geral de 1998 como resposta aos apelos da Santa Sé para iniciar, nas comunidades de vida consagrada, a experiência de elaborar um programa sistemático de formação para as pessoas que fazem parte da comunidade ou que virão pertencer à mesma.

Após as experiências feitas e, em estreita relação com os escritos de São Vicente Pallotti, o Secretariado publicou a “Ratio Institutionis”, que contém um programa detalhado de formação e autoeducação para todos os candidatos e membros da Sociedade.

O Secretariado Geral para a Formação elabora e publica regularmente um boletim interno com o título de “Betlemme” (Belém), no qual apresenta aspectos da espiritualidade palotina e subsídios para os encontros dos formadores.