quarta-feira, 17 de outubro de 2012

SURPREENDIDOS PELO AMOR




Texto publicado na Revista Rainha dos Apóstolos, nov. 2012.

Muitos fiéis já experimentaram o amor de Deus de uma maneira surpreendente. A Bíblia apresenta muitos desses episódios, mas vale a pena refletir a experiência de São Paulo. Ele era um judeu zeloso e, por causa disso, perseguia os cristãos porque professavam sua fé em Jesus Cristo. No caminho para Damasco, Paulo foi surpreendido por uma forte luz e ouviu uma voz: “Saulo, Saulo, porque me persegues”? Essa luz o transformou em um arauto do Evangelho. A presença de Cristo na vida dele mudou seu modo de conceber Deus e o mundo.
O amor de Deus é sem limites. Ele ama até as últimas consequências, e a prova está na morte de Cristo na cruz. O que o ser humano fez de importante para que Deus se interessasse por ele? Nada! Deus, simplesmente, ama porque ama. O ser humano é obra do seu amor incondicional. Se o pecado rompeu essa amizade, Deus, de maneira surpreendente e criativa, encontrou outro jeito de atraí-lo para si, pois o pai nunca se cansa do filho, por pior que ele seja. Ele será sempre o seu filho, e, talvez, por causa disso, receberá maior atenção que os demais. Exemplo é o filho pródigo. O filho desnaturado recebeu mais atenção que o filho comportado, que se irritou com isso. Quem ama pouco se deixa levar pela revolta, e quem muito ama faz festa porque o filho estava perdido e foi reencontrado. A prova maior do amor de Deus pode ser contemplada na cruz.
A lógica da cruz parece entrar em conflito com a nossa maneira de conceber o mundo e a vida. Na verdade, Deus não usa a lógica humana para amar. O seu modo de expressar amor confunde a razão humana. Aquilo que não entendemos, deixamos de lado. O ser humano desiste facilmente diante das frustrações e dos fracassos, mas isso não acontece com Deus. Ele nos ama de maneira desconcertante e incondicional. Vejamos alguns aspectos destoantes de como Deus expressa o seu amor para com seus escolhidos.
Quando tudo parece impossível, Deus revela o seu poder. A prova disso está na ressurreição de Lázaro. O túmulo, para ele, não significa nada. Quando faltou pão no deserto, eis que sacia uma multidão de famintos. Quando os apóstolos atravessam a noite sem nada pescar, eis que o Mestre recomenda que a rede seja lançada para o outro lado e tudo acontece. E a coisa mais desconcertante para o humano pecador é olhar para o homem da cruz e ouvir a sua voz, dizendo: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”.
Diante do profundo amor que Deus tem por você, não deixe jamais de confiar na Sua palavra e de entregar a sua vida por inteiro. Faça a experiência do encontro com o ressuscitado e veja o como Ele é surpreendente. Faça a experiência de perdoar aquele que o ofendeu e você verá o quão grande você é diante de Deus.
Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC