sexta-feira, 29 de março de 2013

Sexta-feira Santa




As duas bacias

A Semana Santa é a maior de todas as semanas porque nela encerra a ação de Deus em favor do seu povo. Deus é fiel às suas promessas e as concretiza com a morte de seu Filho na cruz. Ele assumiu sobre si as nossas dores. Levou o projeto do Pai até as últimas consequências, porque ele é a misericórdia por essência.

A mensagem da cruz é uma mensagem de esperança. Mesmo com a presença do pecado no mundo, Deus aposta no ser humano, porque sabe que ele é fruto do seu amor e que a vida só tem sentido quando fundada nele. Muita gente busca pela verdade, mas, diante de tantas vozes com tantas propostas, as pessoas ficam confusas. Somente quem silencia o seu coração saberá fazer o justo julgamento e descobrirá a verdade. Cristo não oferece nada de extraordinário que não seja o seu amor e a recompensa da salvação, mas é preciso acreditar.
São João afirma que a luz iluminou as trevas. Quem se deixou tocar uma vez pela luz de Cristo será capaz de tomar decisões justas e coerentes, porque vive na verdade e a verdade conduz à libertação. Ora, se Jesus é o caminho, a verdade e a vida, porque então os seus contemporâneos o condenaram à morte?
Este é um caminho longo e difícil, pois a verdade não pode ser concebida a partir da ótica humana. O ser humano se deixa condicionar por muitas coisas e por isso tem grande chance de equivocar-se. Deus olha o coração e não as conveniências. Ele conhece as motivações de cada um, e perdoa porque sabe que o mal ofusca a mente e inibe as decisões.
 
A cruz antes de ser o símbolo de morte é a verdadeira escola do amor. Lá não há vingança ou rancor, apenas amor e perdão. A expressão “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”, abriu a mente de um pagão que não estava contaminado com as ideologias do Templo. Ele apenas cumpria uma ordem e sentiu que só quem ama poderia morrer naquele estado e ainda não permitir o castigo aos seus opositores. Só poderia ser Deus: “Realmente, ele era o Filho de Deus”.
Quem experimenta Deus de verdade, não fica inerte diante dele, toma uma decisão. Assim podemos compreender as duas atitudes ocorridas em uma mesma semana, em questão de horas. A primeira atitude é daquele que nos amou até o fim, com um gesto inédito lava os pés dos seus amigos, demonstrando-lhes o seu mais puro e íntimo afeto. Com este gesto ajudou-os a ver o mundo com novo olhar. A outra postura foi de Pilatos, que por um ato de fraqueza, de medo de perder prestígio e poder, lavou suas mãos, ouvindo os clamores de um grupo sedento de sangue e não de amor e de perdão. A mensagem deste gesto também nos interpela. Com qual bacia você mais se identifica?

terça-feira, 26 de março de 2013

Encontro dos Irmãos Palotinos na Polônia.



Fotografias tiradas no Encontro Internacional dos Irmãos Palotinos, Constancin - Polônia.




Encontro dos Irmãos Palotinos - Polônia

 
A Sociedade do Apostolado Católico se alegra por realizar o IV Encontro Internacional dos Irmãos, no Centro de Animação Missionária da Província de Cristo Rei, em Konstancin, na Polônia (10 a 14 de março de 2013). O encontro começou na noite de 10 de março, com a apresentação do programa e dos participantes. São 55 participantes que vieram da Polônia, Alemanha, Irlanda, Brasil, Argentina, Ruanda, Costa do Marfim, República Checa e Roma. Está presente também o Reitor Geral, Pe. Jacob Nampudakam, o Conselheiro Geral e Secretário Geral para a Formação, Pe. François Harelimana, o Reitor da Província de Cristo Rei (WA), Pe. Józef Lasak, Vice-Provincial da Província da Anunciação (PN), Pe. Lesław Gwarek e do Reitor Provincial da Província Mãe do Divino Amor (IR) e membro do Secretariado Geral para a Formação, Pe. Derry Murphy e outros membros do Secretariado.
O primeiro dia da reunião, 11 de março, começou com uma palestra do Reitor Geral sobre a situação atual da Sociedade do Apostolado Católico, com especial referência para a vocação e a missão dos Irmãos em nossa sociedade. Em seguida Pe. François Harelimana apresentou as decisões da XX Assembleia Geral relativa aos Irmãos.
Durante todo o encontro, houve momentos de estudo e de partilha dos nossos trabalhos apostólicos.