terça-feira, 16 de novembro de 2010

4. EXPERIÊNCIA TRANSFORMANTE

Sentimento da profunda presença de Deus que desperta para algo novo.

Cheio de estupor sobre a infinita difusão de Deus, Pallotti rezava:
Perdoai-me se por força da expressão atrevo-me a dizer, sois louco de Amor e Misericórdia por mim, pois, a cada momento e sempre, desde toda a Eternidade pensais em mim, e derramais sobre mim infinitos dilúvios de graças, de favores, de dons e de misericórdias, de todos os vossos infinitos atributos infinitamente misericordiosos, e sempre, ó Pai, ó Filho, ó Espírito Santo me nutris, e me alimentais com toda a vossa substância, essência, propriedade, operações divinas e com todos os vossos infinitos atributos, e sempre mais me nutris e me aniquilais no meu ser perverso, e me transformais todo em Vós mesmo, e todas estas indústrias de vosso amor, e de vossa misericórdia as operais sempre de dia e de noite quer eu vigie ou durma, coma ou beba, esteja eu pensando em vós ou não. (OOCC X, 235-236 – Horizontes II, 498)

Desperta a capacidade heróica de amar e servir.

Em 1816, escrevia a respeito dos irmãos que sofrem: Ao ver ou ao pensar nos pobres, procurarei socorrê-los, como me for possível e como exige a glória de Deus. Procurarei conceber uma elevada compaixão do seu estado miserável e por isso quisera que todas as partes do meu corpo e a minha própria alma exalassem compaixão e misericórdia. Quisera torna-me alimento, bebida, licor, vestuário, bens, etc., para socorrer sempre as suas misérias. Quisera ser transformado em luz para os cegos, em voz para os mudos, em saúde para os enfermos. (OOCC X, 15-16 – Horizontes II, p. 105-106)

Nenhum comentário:

Postar um comentário