segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Boletim Belém - Setembro de 2010, n. 53






ENCONTRO DE FORMADORES E SUPERIORES MAIORES EM CURITIBA - BRASIL

Tempo de graça e cooperação

Os Superiores Maiores e os Formadores da América do Sul estiveram reunidos, em Curitiba – Brasil, no dia 20 e 21 de julho de 2010, até o meio dia, no Seminário Maior Mãe do Divino Amor.
A finalidade deste encontro foi definir as estratégias para uma colaboração mais estreita entre as diversas Unidades Sul-americanas, a respeito da formação do futuro consagrado palotino.
Em um clima de muita fraternidade e no espírito de São Vicente Pallotti, tanto Formadores como Superiores Maiores decidiram unir os noviciados em uma única casa de formação. Depois de muita reflexão chegou-se a um acordo de que a Província São Paulo Apóstolo receberá, em 2011, os candidatos ao Período Introdutório Canônico de todas as Unidades Palotinas Sul-americanas: (Delegatura Irlandesa – Argentina, Região Argentina, Região Uruguaia, Província de Santa Maria, Província São Paulo Apóstolo e Região do Rio de Janeiro), no Noviciado Rainha da Paz, que, de agora em diante, será chamado de Noviciado Sul-americano Rainha da Paz, na cidade de Cornélio Procópio – Pr, que, desde 1967, funciona como noviciado da Província São Paulo Apóstolo. O intuito desta união não está diretamente ligado ao número de candidatos que, nos últimos tempos, vem diminuindo, mas para colocar em prática aquilo que a Ratio Institutionis ensina: devemos viver, como palotinos, em um clima de fraternidade e cooperação. Colômbia e Venezuela não se fizeram presentes neste encontro e continuarão com seu noviciado em língua castelhana.
As Unidades Sul-americanas não apenas uniram os noviciados, mas se comprometeram em colaborar de maneira mais estreita, enviando formadores ao longo do ano, para ministrarem cursos referentes ao nosso carisma e espiritualidade, para que assim possamos enriquecer a formação no sentido de apresentarmos aos noviços as diversas tradições das Unidades e a maneira como cada uma delas vive o seu apostolado.
Quanto ao método e ao programa, estes devem ter como base a Ratio Institutionis e que contemplem elementos das realidades sul-americanas. Quanto ao Diretor do Período Introdutório, este deve ter a aprovação dos Superiores Maiores e que permaneça no cargo num período de no mínimo cinco anos, e que seja de Unidades diferentes. Cada Unidade se comprometeu em formar novos membros a médio prazo, para que possam assumir esse trabalho formativo no espírito de perfeita colaboração, utilizando inclusive uma linguagem comum. Para o próximo triênio, foi aceito o atual Mestre da Província São Paulo, Pe. Valdeci Antonio de Almeida, como Diretor do Período Introdutório Sul-americano e será nomeado também um Diretor Espiritual da Província de Santa Maria.
A programação do noviciado comum passará por uma reformulação, para que assim possamos contemplar outros elementos importantes para uma boa formação que leve os nossos jovens a assumirem um espírito novo de colaboração e de unidade. Por isso, criou-se uma comissão de formadores das diversas Unidades, para que juntos pudessem elaborar um novo projeto formativo comum. Essa comissão é formada pelos padres: Néstor Wálter Morón (Delegatura Irlandesa, Argentina), Pe. Rubén Fuhr (Região Argentina), Pe. Francisco José Filho (Região do Rio de Janeiro), Pe. Margarito Valiente (Região Uruguaia), Pe. Valdeci Antonio de Almeida (Província São Paulo), Pe. Egídio Trevisan (Província de Santa Maria); contamos também com a presença do Pe. Jacob Nampudakam do Conselho Geral e Secretário Geral Para a Formação, Pe. Gilberto Orsolin do Conselho Geral e Secretário Geral para as Missões. Tivemos ainda a presença do Pe. Romualdo Uzabumwana, Diretor do Período Introdutório de Ruanda, África. Durante o encontro, na noite do dia 20, Pe. Valdeci apresentou o programa e a dinâmica do noviciado da Província São Paulo Apóstolo. Após a leitura do mesmo, os confrades apresentaram propostas para a adaptação da programação comum das Unidades. Até o final de agosto, cada membro apresentará por escrito, ao Pe. Valdeci, que ficará responsável pela elaboração final do texto, que será posteriormente enviada aos Superiores Maiores para sua apreciação e aprovação.
Na tarde do dia 21, enquanto os Superiores Maiores continuaram o seu encontro, os Formadores fizeram uma partilha dos trabalhos realizados em nossas casas de formação.
Do dia 22 a 27 de julho, os Formadores deram continuidade ao encontro para aprofundar os temas: acolher, discernir, acompanhar e viver em comunidade, com o Pe. Romualdo Uzabumwana, Diretor do Período Introdutório da Região Sagrada Família, Ruanda – África.
Dia 28 a 30 até ao meio dia, tivemos palestra com o psicólogo Agostinho Capeletti Busato sobre sexualidade e afetividade. Todos estes dias de encontro foram muito ricos em partilha, convivência e principalmente no enriquecimento da formação dos formadores sul-americanos. Neste último dia, participaram também a Provincial das Irmãs Palotinas Romanas, Ir. Inês Casarin e Ir. Gilda Dal Santo.


Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC
Cornélio Procópio – Brasil

2 comentários:

  1. Alex Sandro F. Augusto10 de setembro de 2010 às 01:04

    Muito bom,saber sobre estas mudanças na Província .Parabéns ao padre Valdeci pelas nomeações,e desejo que a Luz do Espírito Santo ilumine a todos nestes novos caminhos!!!

    Alex Sandro Fernandes Augusto
    Cornélio Procópio

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Alex por acompanhar o meu Blog e conto sempre com suas orações.

    ResponderExcluir