quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O testemunho de um jovem


Somos todos de Cristo.
Vicente Pallotti viveu como qualquer outro jovem de sua idade. Passou sua infância no centro de Roma. Participava da vida social em meio aos trabalhos cotidianos da família, convivendo com pessoas de todas as classes sociais que frequentavam a mercearia de seu pai. Naquele ambiente, aprendeu a observar as pessoas e a sentir as suas reais necessidades. Ele percebeu que elas buscavam alimento para nutrir o corpo, mas algo lhe dizia que precisavam também de saciar a alma.
No confronto com cada uma delas, viu que, independente da sua história pessoal, estava diante de um ser humano, feito à imagem e semelhança de Deus, que precisava ser amado e respeitado. À medida que crescia, tal sentimento aumentou e, ao mesmo tempo, despertou nele a necessidade de partilhar com todos a experiência que fizera do amor misericordioso de Deus.
No seu dia-a-dia, encontrou pessoas insatisfeitas com a vida, outras à beira do desespero devido a tantos sofrimentos. Foi insuportável para ele presenciar tudo isso. Diante de Deus tomou a firme resolução de oferecer aquilo que possuía para amenizar os sofrimentos de tantos irmãos. Muitas vezes, deixou de tomar o seu lanche, para doá-lo a quem tinha fome, doou seus sapatos a um pobre e sua cama a um enfermo que dormia desconfortavelmente.
A sua fé em Jesus Cristo foi quem o motivou a sair de seu conforto para ajudar àqueles que eram penalizados pela vida.

Leitura bíblica: O cristão deve entender a extensão do amor de Cristo (Ef 3,8-21).

Refletir: que ensinamento podemos tirar para nossa vida do texto de Pallotti e da leitura de Paulo?

Rezemos com São Vicente Pallotti.

D. À luz da fé, lembro que Deus, ao se dispor, de acordo com os sapientíssimos projetos do seu amor infinito e da sua infinita misericórdia, ao criar o homem, disse: “Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança” (Gn 1,26).
T.: Ah, meu Deus, amor infinito, amor inefável, amor incompreensível, é de fé que minha alma foi criada à imagem e semelhança vossa!
D.: Não se trata da imagem pintada em tela, nem de imagem de madeira, de pedra, de metal. Minha alma é imagem de Deus, pelo natural caráter distintivo de sua criação, como substância vivente racional, espiritual.
T.: Ah, meu Deus! Vós sois eterno, infinito, imenso, incompreensível! Portanto, é de fé que a minha alma, imagem vossa, é também viva imagem do eterno, do infinito, do imenso, do incompreensível. Mas só Vós, meu Deus, sois trino nas pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo, por isso é de fé que a minha alma é viva imagem de vós.
D.: Vós, meu Deus, sois poder infinito, sabedoria infinita, bondade infinita, justiça, misericórdia e pureza por essência, por isso é de fé que a minha alma é viva imagem das vossas virtudes.
T.: Meu Deus, a fé me faz lembrar que Vós sois perfeição e santidade por essência, por isso é também de fé que a minha alma é viva imagem de todo vós mesmo, de todas as vossas infinitas perfeições e de todos os vossos atributos, infinitos, eternos, imensos, incompreensíveis.
D.: Ah, meu Deus, ao criar a nossa alma desse modo, até onde levastes vosso amor! E dizer que Vós, na vossa imensa sabedoria, desde toda eternidade, tínheis conhecimento de quão poucos, e esses, com quanta mesquinhez, teriam valorizado a própria alma e de quantos menos teriam sido gratos a tão incompreensível benefício!
T.: Ah, meu Deus, eu sei que o vosso amor infinito é também infinitamente misericordioso. Assim, nem a minha ingratidão pode impedir-vos de executar o projeto de criar a nossa alma à imagem e semelhança de todo vós mesmo.
D.: Ah, meu Deus, quem poderá compreender, por um lado, esse vosso amor infinito e essa vossa infinita misericórdia e, por outro, o meu desconhecimento e ingratidão, quando não dei à minha alma o valor que lhe deveria dar.
Conclusão: Estamos agradecidos pela presença de todos e, com certeza, o que refletimos e rezamos hoje servirá para nós de estímulo para buscarmos sempre mais a Deus. Por isso, vamos rezar juntos a oração de São Vicente Pallotti.


Oração para obter misericórdia.
Meu Jesus, minha infinita, imensa, incompreensível misericórdia.
Vós me dais a vossa própria misericórdia e me transformais em vossa misericórdia e fazeis que a minha vida seja uma vida toda de obras de misericórdia corporal e espiritual, em benefício de todos. E onde eu não posso chegar por meio dos meus esforços, fazei-o Vós com a plenitude da vossa própria misericórdia, para chegar a infundir a vossa misericórdia em todo o mundo, por todo o tempo e por toda a eternidade. Amém.

São Vicente Pallotti, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário