quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O legado que Pallotti deixou à Igreja

O legado que Vicente Pallotti deixou à Igreja é a União do Apostolado Católico (UAC). No dia 9 de janeiro de 1835, teve sua primeira inspiração de congregar o maior número de fiéis para trabalhar incansavelmente em prol do Reino de Deus. No dia 04 de abril de 1835, recebeu sua primeira aprovação.
A União do Apostolado Católico nasceu com o intuito de fomentar, entre os batizados, a missão evangelizadora na Igreja. Para Pallotti, o anúncio do Evangelho não é algo exclusivo da hierarquia, mas de todos aqueles que aderem ao projeto redentor do Senhor, pelo batismo. A instituição Igreja só reconheceu isso cem anos mais tarde, com Concílio Vaticano II, que definiu a Igreja como “povo de Deus”. Isso indica que os ministros ordenados também fazem parte deste povo, que caminham em busca da perfeição e da santidade. Por isso, os batizados têm a missão de testemunhar a fé em Cristo em todos os momentos e circunstâncias. Todos devem empenhar-se conforme a sua possibilidade e grau de instrução. Os membros devem usar dos meios disponíveis para que, de acordo com sua função ou influência na sociedade, possam reavivar a fé e reacender a caridade de todos aqueles que estão enfraquecidos na fé e na esperança.
A União do Apostolado Católico (UAC) não é um movimento e nem uma ordem terceira, mas é uma Associação de Fiéis que interpela os cristãos a viverem seu batismo com renovado ardor missionário, na realidade em que se encontram. A UAC tem a missão de ser fermento na massa. Que todos possam conhecer e viver profundamente a sua fé, fazendo com que, o mais breve possível, possa haver um só rebanho apascentado por um só Pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário