sábado, 29 de outubro de 2022

 

CONHEÇA O CARISMA PALOTINO – PARTE V

 

O SACERDOTE VICENTE PALLOTTI: O MÉDICO DAS ALMAS

Fr. Jon Eslen Amorim da Silva, SAC

 

Se considerarmos o trabalho de um sacerdote na Santa Igreja, constatamos quão importante e edificante é sua ação para a salvação das almas. Assim como o médico cuida do corpo e da saúde física de cada paciente, assim o sacerdote como médico, cuida das almas e é reflexo do Sumo Sacerdote Jesus, o médico de todos os médicos. É como nos diz Santo Afonso de Maria Ligório: “

Se Jesus Cristo descesse a uma igreja, e se sentasse num confessionário para administrar o sacramento da Penitência, ao mesmo tempo que um padre sentado no outro, o divino Redentor diria: Ego te absolvo (Eu te absolvo) o padre diria o mesmo: Ego te absolvo (Eu te absolvo); e os penitentes ficariam igualmente absolvidos, tanto por um como pelo outro.”[1]

Desta forma, com o mesmo olhar de São Vicente Pallotti, entendemos a dignidade do serviço sacerdotal. Ele possuía uma clara compreensão do seu dever como sacerdote na Santa Igreja, portanto, desde antes já na preparação de sua ordenação sacerdotal, até depois, nas atividades e trabalhos apostólicos, esteve bem consciente do que devia fazer, pois, o Deus inefável e imenso o havia conferido tão grande grau de graça, que ele não podia permanecer inerte a todos estes acontecimentos do amor desse mesmo Deus. [2] Pallotti então, era sacerdote principalmente para cuidar das almas, pois ele também acrescenta: “pretendo celebrar a Santa Missa, administrar os sacramentos, pregar a Palavra de Deus e recitar a oração da Igreja”.[3]

Justamente por obter tão grande graça de Deus, Pallotti sempre queria fazer mais por todos e ainda lamentava por achar que não fez o suficiente. Tantos homens e mulheres necessitados das bênçãos de Deus através dos sacramentos, e ele nem sempre podia atender a todos como desejava. [4]

Um dos aspectos mais importantes no sacerdócio de Pallotti, que nos mostra seu ardor pela salvação das almas é o seu empenho na ministração do sacramento da penitência. De modo que mais se reconhecia grande pecador, mais ainda aumentava seu desejo de salvar às almas da morte eterna. Sempre fez o possível para salvar a alma de cada filho do pecado, até mesmo no leito de morte, como o exemplo daquele doente que teve suas palavras adocicadas até chegar a bendizer a Deus, como também no atendimento a qualquer custo, quando o seu confessionário foi colocado do lado de fora da Igreja dos Napolitanos, em Roma.

Celebrar os duzentos anos da ordenação sacerdotal de Pallotti, é uma grande graça para a família Palotina, pois, além de alimentar em nós o espírito de amor a Deus, à Igreja e aos sacramentos, nos recorda o grande ardor apostólico de São Vicente pelas ruas de Roma, em pleno século XIX. Também recorda a todos os sacerdotes quão grande dom de Deus cada um possui. “És sacerdote? Recorda-te de que és sacerdote para o povo (...). Recomendo-te sobretudo aquela porção do rebanho de Jesus Cristo que mais facilmente é descuidada: os pobres, os doentes, os moribundos e os pobres pecadores obstinados.”[5] Graça também é para nós seus filhos, que caminhamos cada vez mais à perfeição com Deus nos passos de nosso Pai Fundador. Que o misericordioso e eterno Deus nos ajude a ser fervorosos apóstolos de Seu Reino, pela salvação das almas.

"Sacerdote, não és de ti, és de Deus.
Não és por ti, és do nada.
Não és para ti, és para os homens, nas coisas relacionadas a Deus.
Não és para teu interesse, és esposo da Igreja.
Não pertences a ti,mas, como servo, és de todos.
Não és tu mesmo, és de Deus.
Que és então, ó Sacerdote?
Nada e tudo!"
(São Vicente Pallotti)

Rezemos pelos nossos sacerdotes!

Referências:

PALLOTTI, San Vincenzo. Opere Complete X e XIII. A cura di Don Francesco Moccia SAC. Roma: Curia Generalizia dela Società dell’Apostolato Católico, 1967 – 1997.

Província Nossa Senhora Conquistadora. Rezamos em Comunidade – Orações Palotinas. Gráfica e Editora Pallotti, 2007.

NAMPUDAKAM, Jacob. Lo spirito sel sacerdozio secondo San Vincenzo Pallotti. Società dell’Apostolato Catolico: Casa Generalizia, 2017.

 



[1]  LIGÓRIO, Santo Afonso de. Apostolado Veritatis Splendor: A DIGNIDADE DO SACERDOTE

[2] OOCC X, p. 148

[3] OOCC X, pp. 148-149.

[4] OOCC X, pp. 264-265.

[5] OO CC XIII, 479


Nenhum comentário:

Postar um comentário