sexta-feira, 15 de abril de 2011

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola


Não se trata de um livro de meditações, também não é um tratado de teologia. Trata-se de uma obra de estilo esquemático que contém uma visão teológica da vida a serviço da prática pastoral. Ele tem como finalidade conduzir a pessoa a uma reestruturação interior, provocando uma conversão a Deus para melhor servir a Igreja. Neste livro Inácio ensina a como conduzir e como fazer um retiro. Ele ensina a pessoa a neutralizar as “afeições desordenadas”, a vencer a si mesmo e a por ordem no amor, para que sejamos capazes de reconhecer a vontade de Deus em nossas vidas.

O livro harmoniza ascese e graça divina, ação e contemplação. O livro brota da experiência espiritual do próprio Inácio. Os Exercícios Espirituais formam a base de toda a espiritualidade da companhia de Jesus e de muitas comunidades religiosas masculinas e femininas, como também de associações de leigos.

O Esquema dos Exercícios Espirituais

O objetivo dos E.E. consiste em adquirir uma consciência clara e profunda do amor de Deus para comigo, a partir da fé. Cada exercitante deve estar atento ao apelo pessoal que Deus lhe faz. Cada um deve procurar em plena liberdade de Espírito responder ao chamado de Deus. Os E.E. orientam a pessoa na busca da própria perfeição, para o maior serviço a Deus e a Igreja. Os E.E. nos ajudam a ordenar nossos afetos, a fim de fazer um bom discernimento. Na verdade os E.E. querem nos conduzir a uma progressiva e contínua transfiguração em Cristo, ou seja deixar que Cristo transforme nossa vida. No final dos E.E., cada exercitante deverá ter a capacidade de ver, escolher e fazer o que Deus lhe pede.

Primeira Semana:

O objetivo da primeira semana dos E.E. é a de conseguir a graça de uma intensa dor e lágrimas por causa de meus pecados, sempre conscientes de que Deus me ama apesar de tudo. Ele me ama tal como eu sou e tudo perdoa através da morte de seu Filho Jesus Cristo na Cruz. Sendo assim adquiro uma idéia mais justa e clara da minha radical incapacidade de seguir o chamado divino, exceto em Jesus Cristo e por meio dele.

Desarmado e indefeso, estou aberto diante da gratuidade do amor de Deus. Um tema de grande importância dentro da Primeira semana é o reino de Cristo. Aqui eu descubro que sou chamado por Jesus Cristo a trabalhar com ele na realização da missão recebida do Pai de salvar todas as pessoas. Deus me dirige um chamado pessoal, Jesus Cristo, na Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário