sábado, 14 de março de 2009

REFLEXÃO SOBRE VOCAÇÃO



Vocação, dom e mistério

Caro jovem

Deus convida você a navegar em águas profundas. (Lc 5,4)
O ser humano não nasceu para ficar na periferia da criação, mas recebeu a ordem de Deus para dominar o universo.
Com certa maestria, o ser humano vem cumprindo a sua missão. O pecado, porém, prejudica a ação humana e ofusca a sua razão. Por causa disso, ao invés de ordenar a obra de Deus, torna-se destruidor da criação. A natureza já não suporta mais ser depredada pelo ser humano e clama, urgentemente, por vida.
O desejo de Deus é que tenhamos vida, vida plena. Essa vida só é possível quando está intimamente ligada ao seu Criador. Longe de Deus, a vida humana perde seu sentido, o outro torna-se um adversário e a natureza um meio para suprir caprichos.
Deus quer ser amigo do ser humano, por isso diz: “não vos chamo servos, mas amigos”.
Conhecer o desejo de Deus, a nosso respeito, é o primeiro passo para que também nós nos interessemos por Ele. Quem desconhece o amor de Deus, desconhece viver em liberdade e deixa de ser promotor da vida e da paz.
A grande dificuldade da pessoa humana está em ser pecadora, porque o pecado a faz sofrer e morrer internamente. Quem vive no pecado, vive num mundo cheio de contradição e precariedades. É uma pessoa que não irradia luz, mas trevas.
Jesus é a nossa luz e quer que, iluminados pela sua graça, também o sejamos: “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo”.
Para sermos sal e luz, precisamos acolher a vida de Deus em nós. De que maneira isso é possível? Cumprindo seus mandamentos, ouvindo o Evangelho e recebendo os sacramentos da Igreja.
Quem está com Cristo, é uma nova criatura. Fomos renovados pela graça no dia do batismo, iluminados pelo Espírito no dia em que fomos crismados e alimentados pela eucaristia, para suportamos os desafios da vida. Deus nos cerca por todos os lados, para que a nossa vida seja toda dele.
Portanto, caro jovem, Deus também chama você para fazer alguma coisa na Igreja. Você é chamado a levar vida por onde passar. Você é chamado a ser sinal de esperança para aqueles que já perderam o sentido de viver. Por isso, Deus precisa de você para salvar o mundo e reconstruir a sociedade. O mundo está em crise e sedento do amor de Deus.

Seja você também um mensageiro da Boa Notícia, construindo um novo céu e uma nova terra.
Junte-se a nós!
Postulado
Seminário São Vicente Pallotti: Tel (43) 3327-2233 – Londrina - Pr
Responsável: Pe. Elmar
Noviciado Rainha da Paz
Tel: (43) 3524-2213 – Cornélio Procópio – Pr
Responsável: Pe. Valdeci

Seminário Maior Mãe do Divino Amor
Tel: (41) 3266-2025 – Curitiba- Pr
Promotor vocacional da província: Pe. José Lino

Nenhum comentário:

Postar um comentário