terça-feira, 4 de junho de 2013

O desafio da fé

Este texto foi publicado na Revista Rainha dos Apóstolos de Porto Alegre, mês de junho de 2013.

“Quem nos separará do amor de Cristo”? Esta frase de São Paulo deve, ainda hoje, ecoar dentro de nós, para que possamos responder a Deus o verdadeiro motivo pelo qual acreditamos nele e o seguimos.
 
Muitos se perguntam, porque crer em Deus? Ainda existe a necessidade de seguir uma religião, porque sem Deus e longe da Igreja evita-se criar vínculos com alguém que pode interferir na minha liberdade. Em nome da liberdade, muitos se bastam a si mesmos e a consequência de tudo isso é o agravamento de uma pobreza espiritual. Segundo o Papa Francisco, esse tipo de pensar coloca em risco a convivência entre as pessoas, pois “não pode haver paz verdadeira se cada um é a medida de si mesmo, se cada um pode reivindicar sempre e somente o direito próprio, sem se importar ao mesmo tempo pelo bem dos outros, de todos, começando pela natureza que é comum a todos os seres humanos sobre esta terra”, pois a religião cria espaços reais de autêntica fraternidade. Não se podem viver verdadeiros laços com Deus, ignorando os outros.
A religião, normalmente, cria pessoas capazes de enfrentar qualquer desafio com a força da fé. O homem, quando se encontra com Deus, torna-se um perigo para um sistema injusto, pois ele passa a amar mais e a condenar as injustiças. Afastando-se de Deus ele pode ficar hostil consigo mesmo e com os outros, porque o individual acaba sufocando a alteridade. Quando a presença de Deus é ofuscada, a figura humana começa a ocupar o seu lugar e tudo passa a ser permitido, ocorre a desumanização. O outro passa a ser visto apenas como objeto a ser desfrutado segundo interesses pessoais ou de grupos.
Portanto, qual é a razão de nossa fé? Por que acreditamos em Deus? Muitas pessoas ainda não creem, porque estão confusas diante das propostas oferecidas pelo mundo secular. Pois, para crer, é preciso que antes se faça uma profunda experiência de quem é Deus em nossa vida. Mas, meditando a Palavra se pode encontrar a razão do por que cremos.
No tempo dos apóstolos, após a ressurreição de Cristo e com a pregação de Pedro, muitos se perguntavam: “E nós, o que devemos fazer?" Pedro Respondia: "convertei-vos e creiam no Evangelho”. Acreditamos, porque Cristo nos revelou o amor do Pai a todos nós. Os nossos antepassados experimentaram Deus, na pessoa de Jesus, de maneira muito próxima. Por meio da palavra e do testemunho de vida de Jesus. Somente aqueles que estavam fechados às antigas leis e tradições não conseguiram enxergar nele o enviado do Pai. Talvez, o medo de perder privilégios levou-os a apegarem-se às coisas antigas e fecharem-se para os novos tempos e a novas realidades, porque Deus é dinâmico, Ele sempre se apresenta de maneira nova e fascinante. Somente quem é livre interiormente reconhece Deus com mais facilidade e sem preconceito. Que o Evangelho de Jesus seja sua inspiração para viver bem sua vida, levando amor, alegria, paz e esperança por onde passar.

Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário