sexta-feira, 6 de abril de 2012

Tarefa para os jovens



Fr. Wellington Wesley Paiva, SAC.

 Por muitos anos, os jovens buscaram e lutaram por seus direitos. Sem desistir, os jovens movimentaram-se, procuraram e encontraram o seu espaço na igreja e na sociedade. A partir do Papa João Paulo II, a visão que se tinha do jovem foi mudando. O jovem foi ganhando responsabilidade – não que não tinham, mas é que não acreditavam em seu potencial juvenil – e consequentemente conseguiu, com muito esforço, mostrar que é digno de tal confiança. Observamos isto nas palavras do Santo Padre Bento XVI, no dia 27 de outubro de 2011, no qual, não só foi confiada aos jovens uma tarefa dentro da Igreja, como também, os jovens receberam de todos os lideres religiosos, na voz de nosso Pastor, uma tarefa de papel moral/social.

Para os jovens sortudos, que puderam assistir ao encontro inter-religioso de oração pela paz em Assis (Itália), fica a tarefa de repassar aos demais jovens que, por um motivo ou outro, não puderam prestigiar este maravilhoso evento, a mesma obrigação deixada pelo Santo Padre:
  “Nós confiamos a causa da paz especialmente aos jovens. Possam eles contribuir para libertar a história dos falsos caminhos nos quais se desvia a humanidade.”

É importante enfatizar dois termos usados por Bento XVI.   
 Confiança: confiança não é dada a qualquer pessoa, mas sim, as que são dignas dela. O encargo recebido pela confiança é o de zelar, buscar, defender, promover. A confiança não é um simples sentimento que se tem por qualquer um, é um valor empregado àqueles que a honrarão. O intrigante é notar que o verbo confiança, vem acompanhado do pronome nós. O Papa fala em nome de todos os líderes religiosos, e os líderes religiosos representam quase toda a nação.  

O Papa estava à frente, naquele momento, de todos os líderes religiosos do mundo, e dá, em nome de todos eles, o legado aos jovens de regentes da paz. Tarefa esta, nenhum pouco fácil, mas não impossível.

 Outro termo usado é o Especialmente: é desejo de todos que os jovens tomem cunho nesta batalha pela paz. É de caráter especial aos jovens a busca pela paz. 

 O papel do jovem é o de mudar a história, como enfatiza Bento. A tarefa de mudar o curso da história não é algo prestigioso, mas é necessária e se faz urgente. A paz se encontra perdida em meio aos emaranhados de defeitos promovidos por nossos egoísmos.
 A paz é um tema que para alguns pode ser banal. Muitos pensam que não é proveitoso discutir sobre isso. Entretanto, se não tomarmos as rédeas e fazermos a diferença, o mundo ficará na mesmice.

 No momento em que a falta de paz tocar os nossos calcanhares, será tarde correr atrás dela. Estamos em alerta. Os líderes religiosos do mundo depositam nos jovens suas confianças.

 Jovens, não decepcionem estes homens de caráter, que buscam jovens sadios, como os de antes, que lutavam por seus direitos. Mostremos a eles que os jovens de hoje têm o rosto de Deus e façam valer esta preciosa confiança depositada em todos vocês, jovens de fé.

 O saudoso Pe. Léo dizia aos jovens: jovens, sejam firmes e corajosos!
 Mostrem, sem medo, que a juventude de hoje tem um ideal, tem força de vontade, e luta por um mundo melhor.
E não se esqueçam: a diferença está em cada um de nós, não esperem o outro para que possam movimentar-se. Se cada um der o passo inicial e o outro também der, movimentaremos juntos em busca deste ideal.

“De braços dados iremos juntos nesta estrada que não tem fim.
A juventude unida com amor estará feliz.
Fazendo bem diferente com Jesus Cristo no coração.
A juventude unida, tornando o povo mais cristão.
Sempre cantando a alegria que traz no brilho de um olhar.
O jovem no horizonte buscando amor, esperança e Paz.
No peito, amor de Cristo que une a todos e que faz amar.
O jovem vivendo a vida e não tendo medo de sonhar.
Jovem, não fique desanimado, busque a Cristo no seu irmão.
Mostrando a todo mudo o amor do seu coração.
Imitando a Jesus Cristo que deu a vida por todos nós
O jovem não teme a dor quando quer doar amor.”
 Jovens, honrem este chamado que Cristo faz a vocês, por meio da voz do nosso pastor Bento XVI. O mundo precisa de todos, e a confiança foi depositada especialmente em vocês, jovens de fé, que tem vigor e atitude. Procuremos levar a paz ao mundo, mudando o curso da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário