quarta-feira, 25 de abril de 2012

Espiritualidade em FOCO


Todos os meses, a Revista Rainha dos Apóstolos publicará um tema espiritual, elaborado pelo Pe. Valdeci. Você poderá acompanhar por este blog a sua reflexão, mas também se quiser adquirir a Revista, você encontrará muitos temas que poderão ajudá-lo no seu crescimento integral como pessoa humana, imagem de Deus. Conheça a revista acessando o site:
www.pallotti.com.br/rainha/

 
 
O Senhor visitou nossa terra
Quando se fala em espiritualidade ou de vida espiritual, às vezes, as pessoas não conseguem ter clareza do que isso significa.
Segundo São Basílio Magno: “Dá-se o nome de espiritual a quem vive não segundo a carne, mas sob a moção do Espírito de Deus”, pois foi vontade divina que, desde o princípio, o ser humano fosse adotado como filho, imagem e semelhança Deus, participante da Sua vida divina, não apenas com seu corpo mortal, mas tendo também uma alma incorruptível para poder viver eternamente ao Seu lado.

O ser humano, por também possuir uma vida espiritual, é capaz de relacionar-se com Deus em “espírito e verdade”, porque está em contínua sintonia com a Verdade Suprema, Jesus Cristo.
Foi graças à encarnação do Verbo Eterno que a humanidade inteira, imersa no pecado e sentindo na própria pele a precariedade do seu corpo, que nem sempre consegue abrir-se às verdades eternas, pôde sentir-se cheia de esperança em uma vida futura, porque Deus visitou a nossa terra e trouxe uma mensagem que nenhum profeta pode contestar ou apresentar algo melhor.
Os nossos ancestrais não imaginavam como Deus poderia intervir na Terra para devolver a todos a liberdade de filhos. Tal informação só lhes era concedida por meio de sonhos e inspirações, mas, somente nos últimos tempos, como relata Hebreus, Deus se revelou por meio de seu Único Filho, que ao assumir nossa humanidade, encurtou as distâncias entre o céu e a Terra. E o Evangelho afirma: “Céus e terra passarão, mas minhas palavras não passarão” (Mt 24,35). Quais são estas palavras das quais fala o texto sagrado? Certamente uma das certezas deixadas por Cristo é de que está sempre conosco, até o fim dos tempos (Mt 28,20). S. João escreve: “Não existe maior prova de amor do que aquele que dá sua vida” (Jo 15,13).
Deus não fala apenas pela boca de seu Filho, mas prova o seu amor, por meio de suas obras, de forma incomparável. Quem poderia entregar sua vida, até as últimas consequências, a alguém que não fosse merecedor do seu amor? A morte de Cristo é a prova inconteste de que somos, realmente, amados por Deus, que é capaz de fazer de tudo para nos atrair a Ele. São Vicente Pallotti chamava esse amor de: “Amor enlouquecido de Deus”.
Viver uma espiritualidade é assimilar os valores do céu já aqui na Terra. Deus provou por meio de Jesus Cristo que após a dor e o sofrimento, algo novo nos espera. Multidões introjetaram isso em suas vidas como norma de fé. E somente quem tem fé conseguirá ultrapassar todo e qualquer “vale de lágrimas”, porque sabe que o Senhor caminha à sua frente. Com a certeza disso, você terá prazer em cada conquista diária, pois tudo deverá ser convergido para Deus e seu reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário