quarta-feira, 9 de março de 2011

1. Reflexão para o tempo da quaresma



O amor não conhece defeito


“Meu Deus, vós sois o meu refúgio e proteção” (Sl 61,8; 17,3).
A Bíblia está repleta de textos que confirmam a grandeza e a bondade misericordiosa de Deus. O autor sagrado não se cansa de sempre repetir a mesma coisa:
Deus é grande, cheio de bondade e de misericórdia, se compadece do pobre e do pecador. Ele sofre com aqueles que sofrem e não descansa enquanto não reconquistar o filho que dele se afastou. (Dt 5,9-10; 7,9; Ex 20,6)

Infelizmente, nós ficamos fascinados por pouca coisa. Por qualquer coisa nos emocionamos e, muitas vezes, supervalorizamos algo que é simplesmente transitório e esquecemos aquilo que pode ser a fonte e a razão de nossa existência. O pior de tudo, mesmo sabendo que não encontraremos a verdadeira felicidade, não somos capazes de dizer não, definitivamente, aos nossos sentimentos. Assim é o ser humano, marcado pelo pecado. O pecado é como uma nódoa que não tem detergente que poça limpar, somente a graça de Deus pode modificar o nosso modo de pensar e de agir. Fora isso, não existe solução para nossos desejos e imperfeições.

Apesar dos nossos limites, Deus, na sua infinita bondade e misericórdia, encontrou uma saída para que voltássemos novamente à verdadeira amizade com Ele. A sua proposta nos enche de alegria e nos leva a tomar um novo rumo na vida, pois, com Ele, podemos encontrar o verdadeiro sentido para a nossa existência.

Por meio da escuta da Palavra e da oração, conseguiremos descobrir o quanto somos amados por Deus, mas, às vezes, podemos tomar uma atitude impensada e rebelde para buscarmos a felicidade, a qualquer preço, longe da presença de Deus. Queremos buscar algo que nos eleve além das nuvens e para isso encontramos sempre uma justificativa, eu desejo encontrar a minha plena felicidade.

Essa atitude pode ser confirmada com a passagem do filho pródigo, entorpecido pelo desejo de encontrar a plena realização com as coisas do mundo, saiu em busca daquilo que lhe era mais caro, a liberdade. Ser livro da lei = pai; ser livre para realizar seu sonho = gozar a vida em todos os seus âmbitos; seguir um caminho sem nenhum compromisso = sair sem rumo. O jovem se iludiu com seus próprios sonhos, mas logo percebeu que os sentimentos, por mais fortes que sejam, rapidamente diluir-se-ão como a fumaça no ar.

Dependendo da opção de vida feita pela pessoa, pode levar a um caminho imprevisto e indesejável. Aquela feita pelo filho mais novo, que parecia fascinante, tornou-se um pesadelo. Agora, para retornar ao convívio do pai, teve de fazer um duro processo de reconhecimento do próprio limite e que, na casa paterna, a vida e a misericórdia reinavam. Pois o Senhor é indulgente e favorável. Ele perdoa toda culpa e cerca de carinho e proteção (v. 3). Não fica repetindo suas queixas (v. 9). Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas (v. 10); (Sl 102/103, 1-12).

“Qual Deus existe, como tu, que apagas a iniquidade e esqueces o pecado. Ele não guarda rancor para sempre, o que ama é a misericórdia. Lançará no fundo do mar todos os nossos pecados” (Mq 7,18-19).
A misericórdia de Deus esquece os nossos pecados. O amor desconhece defeito.

Portanto, neste tempo quaresmal, peçamos a Deus a graça da verdadeira conversão dos nossos hábitos e costumes, para que a nossa vida seja uma contínua ação de graças a Deus que nos salvou e nos redimiu pelo sangue de seu Filho.
Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC

4 comentários:

  1. Que nessa Quaresma possamos exercitar mais esta experiência do amor, e assim ficarmos mais próximos ao coração de Deus. "Jejum,oração e caridade" !

    Alex Sandro F. Augusto.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Valdeci, obrigado pelo belo texto que nos faz refletir e decidir por caminhos que nos levam a Deus. Que realmente a queresma nos faça AMANTES da vida!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Caro Galiani, a quaresma nos proporciona momentos fortes de reflexão para encontrarmos o caminho que nos conduz a Deus, pois, como diz o Doc. de Aparecida: "Conhecer a Deus foi a melhor coisa que pode ter acontecido em nossas vidas". Que neste tempo poçamos colher copiosos frutos e bênçãos espirituais. Boa preparação quaresmal. Seja feliz.

    ResponderExcluir
  4. Caro Pe Valdeci,

    Fico maravilhado quando leio os textos aqui e vejo que meus estudos vão (na maioria das vezes) de encontro com a palavra.

    Quando olho o filho pródigo pela visão psicanalítica, vejo um adolescente dos dias de hoje, perdido no discurso de um mundo que oferece TUDO, mas que não pode dar nada de concreto.

    A busca pela satisfação imaginária dos desejos sempre acaba em frustração, em dor, em lágrimas. O mundo e os seus prazeres é puro desamparo, somente Deus, somente Cristo pode dar uma segurança real. Assim como o pai da parábola, o jovem só encontra verdadeiramente repouso e sentido em sua vida frente a tudo que é seu por direito, não o dinheiro, os prazeres, ou outras coisas materiais, mas o status de filho amado.

    Somente o amor de Deus por nós da sentido a nossa existênca.

    um abraço
    www.mclmarco.blogspot.com

    ResponderExcluir