domingo, 1 de agosto de 2010

ENCONTRO SUL-AMERICANO DE FORMADORES E SUPERIORES MAIORES

Formadores Sul-americanos

Superiores Maiores e Formadores Sul-americanos




Pe. Jacob Nampudakam dando palestra para os formadores






Pe. Valdeci e Romualdo Uzabumwana, Ruanda - África


Pe. Valdeci e Pe. Gilberto - Conselheiro e Secretário Geral para as Missões - Roma



Pe. Valdeci e Pe. Jacob Nampudakam - Conselheiro e Secretario Geral para a Formação - Roma







SUPERIORES MAIORES E FORMADORES SUL-AMERICANOS SE ENCONTRAM EM CURITIBA

Os Superiores Maiores e os Formadores da América do Sul estiveram reunidos, em Curitiba, no dia 20 e 21 de julho até o meio dia, no Seminário Maior Mãe do Divino Amor.
Neste encontro foi discutido sobre a formação na América do Sul e principalmente sobre a união dos noviciados. Depois de muita discussão chegou-se a um acordo de que teremos, a partir de 2011, um único noviciado na América do Sul, exceto Colômbia e Venezuela que não participaram do Encontro dos Superiores Maiores e Formadores. Eles terão um noviciado em língua castelhana. As demais Unidades Sul-americanas se comprometeram em colaborar, enviando formadores ao longo do período do noviciado canônico, para que assim possamos enriquecer a formação no sentido de apresentarmos aos noviços as diversas tradições das Unidades e a maneira como cada uma delas vive o seu apostolado.
Quanto ao método e programa devem ter como base a Ratio Institutionis e que contemplem elementos das realidades sul-americanas. Quanto ao Diretor do Período Introdutório deve ter a aprovação dos Superiores Maiores e que permaneça no cargo num período de cinco anos e que seja de Unidades diferentes.
A programação do noviciado comum passará por uma reformulação, para que assim possamos contemplar outros elementos importantes para uma boa formação que leve os nossos jovens a assumirem um espírito novo de colaboração e de unidade. Por isso criou-se uma comissão de formadores das diversas Unidades, para que juntos pudessem elaborar um novo projeto formativo comum. Essa comissão é formada pelos padres: Néstor Wálter Morón (Delegatura Irlandesa, Argentina), Pe. Rubén Fuhr (Região Argentina), Pe. Francisco José Filho (Região do Rio de Janeiro), Pe. Margarito Valiente (Região Uruguai), Pe. Valdeci Antonio de Almeida (Província São Paulo), Pe. Egídio Trevisan (Província de Santa Maria); contamos também com a presença do Pe. Jacob Nampudakam do Conselho Geral e Secretário Geral Para a Formação, Pe. Gilberto Orsolin do Conselho Geral e Secretário Geral para as Missões. Tivemos ainda a presença do Pe. Romualdo Uzabumwana, Diretor do Período Introdutório de Ruanda, África. Durante o encontro, Pe. Valdeci apresentou o programa e a dinâmica do noviciado da Província São Paulo. Após a leitura do mesmo, os confrades apresentaram propostas para a adaptação da programação comum das Unidades. Até o final de agosto, cada membro apresentará por escrito ao Pe. Valdeci, que ficará responsável para a elaboração do texto final e assim enviará para cada Superior Maior para a devida aprovação.
Decidiu-se também que o noviciado comum será em Cornélio Procópio – Pr, na Província São Paulo Apóstolo, porém receberá no início do próximo ano a presença de um diretor espiritual a ser ainda nomeado pela Província Nossa Senhora Conquistadora, Santa Maria. E durante o ano, as Unidades deverão enviar pessoas para ministrar pequenos cursos referentes ao nosso carisma, espiritualidade e modo de ser de cada Unidade. O Pe. Valdeci Antonio de Almeida SAC, permanecerá como Diretor do período Introdutório, porém as Unidades devem começar a preparar novos formadores para que, num futuro próximo, possam assumir a direção do noviciado com um mesmo grau de formação e experiência comum, para que assim possamos crescer no espírito de colaboração.
Na tarde do dia 21, enquanto os Superiores Maiores continuaram o seu encontro, os Formadores fizeram uma partilha dos trabalhos realizados em nossas casas de formação.
Do dia 22 a 27 de julho, os Formadores deram continuidade ao encontro para refletir com o Pe. Romualdo Uzabumwana sobre os temas: acolher, discernir, acompanhar e viver em comunidade.
Dia 28 a 30 até ao meio dia, tivemos palestras com o psicólogo Agostinho Capeletti Busato sobre sexualidade e afetividade. Todos estes dias de encontro foram muito ricos em partilha, convivência e principalmente no enriquecimento na formação dos formadores sul-americanos.

2 comentários:

  1. Pe. Valdeci e formadores palotinos que maravilha ver notícias como essa. Fico feliz em ver passos tão significativos para a formação dos futuros palotinos. A integração dos palotinos no Brasil é uma iniciativa que há tempo deveria ter sido tomada. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela mensagem. Creio que, aos poucos, estamos dando passos para uma boa formaçãopara os futuros palotinos.

    ResponderExcluir