sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009


Fevereiro de 2009, n. 38.

Encontro dos formadores palotinos em Yamoussoukro

Segundo a Exortação Apostólica “Vita Consecrata”, é importante preparar bem os formadores, para serem capazes de assumir a delicada responsabilidade da formação dos candidatos à vida consagrada (VC 66). Por isso, do dia 04 a 09 de janeiro de 2009, foi realizado em Yamoussoukro, Costa do Marfim, o décimo Encontro dos Formadores Palotinos da África.
Participaram do encontro: Pe. Jacob Nampudakam, Secretário Geral para a Formação, quatro confrades da Região Camarões/Nigéria da Santíssima Trindade, dois confrades da Região da Sagrada Família, cinco confrades da Delegatura da Costa do Marfim – Rainha da Paz, um confrade da Delegatura Sulafricana e um de Moçambique. A alegria de poder encontrar os confrades estava estampada no rosto de todos, e também pelo fato de poderem desfrutar das belezas da Costa do Marfim e da magnífica Basílica de Nossa Senhora da Paz, em Yamoussoukro.
O tema principal do encontro foi sobre a “Ratio Formationis pro Africa”, cujo objetivo não era compor uma nova “Ratio Institutionis”, mas aplicá-la de forma inculturada na África, levando em conta o seu contexto geográfico, sóciocultural e as particularidades de seu povo. Por isso, preferimos chamar de “Ratio Educandi pro Africa”.
Os formadores estavam sintonizados com a universalidade da Ratio, sem fugir, porém, do contexto africano. Por isso, foi elaborado um programa para as diversas etapas da formação palotina na África, a saber: critérios de discernimento vocacional, antes e depois de cada etapa, o conteúdo (cursos, livros, encontros...), os meios e locais da formação.
O encontro de Yamoussoukro refletiu sobre o Postulado e o Período Introdutório. Os programas para as outras etapas, pastoral vocacional, pastoral escolástica e formação permanente, serão tratados no próximo encontro, em janeiro de 2011, em Ruanda/Congo.
Para introduzir e orientar as discussões, tivemos três conferências dos membros do Secretariado Geral para a Formação: Pe. Jacó falou sobre “A importância de uma visão global da formação palotina, Pe. Stanislaw Stawicki falou sobre “Os elementos chave da formação palotina, segundo o pensamento e a prática de São Vicente Pallotti”, e Pe. Romualdo Uzabumwana falou sobre “A importância da educação no processo formativo”. Após cada conferência houve espaço para a partilha.
Além das discussões sobre a “Ratio educandi pro Africa”, os formadores refletiram sobre a importância da criação de um Secretariado Continental Africano para a formação, que possa coordenar as atividades e, ao mesmo tempo, possa formular propostas concretas sobre a formação palotina no continente africano.
As propostas dos formadores necessitam da aprovação dos Superiores Maiores das entidades palotinas presentes na África: (i) A criação do Secretariado Continental para a Formação na África; (ii) Criar um regulamento interno, e (iii) projetos de Yamoussoukro 2009. Estas sugestões serão avaliadas pelos Superiores Africanos, no encontro de Merivale, África do Sul, previsto para os dias 11 a 16 de janeiro de 2009. Fazemos votos de que todas as nossas propostas, sobre a formação, sejam aceitas e, o mais breve possível, praticadas, caso contrário não passaria de uma letra morta.
Conclusão:
Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os que organizaram o encontro e contribuíram para seu bom andamento. Creio que nenhum dos participantes se esquecerá da hospitalidade dos nossos confrades que trabalham na Costa do Marfim.
Gostaria também de recordar aquilo que diz a “Ratio” sobre a importância da escolha e da foramação dos formadores: “O futuro da preparação dos nossos candidatos está na escolha e na formação dos foramadores” (RI 289).
Vicente Pallotti esperava de um formador que fosse, antes de mais nada, um homem de Deus, e que se doasse à missão dia e noite. Ele era por uma formação bem ordenada e disciplinada, e isso era também uma qualidade que ele esperava do formador (RI 54).

Pe. Romuald Uzabumwana, SAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário