quarta-feira, 28 de abril de 2010

Noviciados integrados na América do Sul



O processo de aproximação entre as Províncias, Regiões e Delegaturas Palotinas da América do Sul acontece há muito tempo, graças aos encontros da União do Apostolado Católico, da Juventude Palotina, encontro dos noviços e noviças palotinos (Novinpal), dos Superiores Maiores, e, mais recentemente, dos formadores, que culminou na criação de uma Comissão Sul-americana de formadores.

O desejo de unir todas as casas de formação da América Latina partiu do então Reitor Geral, Pe. Seamus Freeman. Mas, infelizmente, no seu governo não foi possível acontecer a tão sonhada unidade de toda a família palotina, porque ainda não estávamos preparados para isto.

A partir de então, muitos encontros e reuniões foram feitos para se tratar deste tão complexo assunto, visto que o Brasil deve ser visto, antes de tudo, como um continente, e não é possível tratar aqui de certas questões pensando apenas na unidade, sem olhar para as diversidades culturais e, principalmente, para as distâncias. Mesmo que no Brasil, todos falem a mesma língua, existem realidades muito diferentes entre o norte e o sul.

O germe da unidade nos ronda há muito tempo, e aos poucos, as comunidades palotinas foram se conhecendo melhor, e novas iniciativas também surgiram. Uma das iniciativas muito enriquecedoras, na formação, se deu com a convivência comunitária entre os noviciados – Novinpal (Uma vez por ano, dez dias de estudo, oração, convivência e partilha entre noviços e noviças palotinos), que há quinze anos acontece alternadamente na Província São Paulo Apóstolo, e em Santa Maria, Província Nossa Senhora Conquistadora.

O Novinpal teve, desde seu início, a intenção de estreitar os laços de unidade entre formandos e formadores, para conhecerem melhor a história da presença palotina na América do Sul. Após esse longo tempo de experiência, demos um novo passo no ano de 2010, a união dos noviciados da Província de Santa Maria, São Paulo e Região São Vicente Pallotti do Uruguai. A Região do Rio de Janeiro não enviou noviços por falta de candidatos ao Período Introdutório. A Delegatura da Colômbia não está participando deste noviciado internacional, isto porque eles não têm nenhum candidato para o noviciado.

O baixo número de vocações, no ano de 2010, motivou os superiores maiores, em consonância com os formadores, a decidirem pela união desta etapa formativa em uma única casa. A Província São Paulo Apóstolo, por ter um quadro de formadores mais conciso, ficou responsável pela realização do Período Introdutório Canônico das várias Unidades Sul-americanas, pois assim, proporcionaríamos uma melhor formação para os nossos candidatos, além de criarmos o espírito de colaboração desde o início da formação palotina.

Ficou decidido também que receberemos, ao longo do ano, a presença de membros das outras Unidades, não somente para visitarem seus seminaristas, mas também, para colaborarem na formação com temas específicos do nosso carisma.

No ano passado, os Superiores Maiores, reunidos no Uruguai, discutiram sobre a possibilidade de unirmos definitivamente os noviciados da América do Sul, porém, deve ser definido se teremos ou não um noviciado de língua espanhola e outro de língua portuguesa. Essa decisão ficou para ser resolvida no mês de julho de 2010, quando os formadores sul-americanos terão um curso de formação de dez dias, com o Pe. Romualdo Uzabumwana – Ruanda e mais uma equipe de psicólogos da Escola de Formadores de Curitiba (dias 20 e 30 de julho – Curitiba). Pe. Jacob Nampudakam e Pe. Gilberto Orsolin estarão representando o Conselho Geral.

Nos dias 20 e 21 de julho, os formadores, os Superiores Maiores e os membros do Conselho Geral decidirão quais serão os rumos desta etapa de formação em nosso continente. No momento, temos: um noviço da Província de Santa Maria, um noviço da Região do Uruguai e três noviços da Província São Paulo. A perspectiva para o ano de 2011 é que tenhamos mais de quinze candidatos para o Período Introdutório.

Desde já, pedimos que toda a Sociedade esteja unida em oração, pedindo a Deus Pai, perseverança a esses jovens que estão dispostos a seguir Cristo, segundo o carisma de São Vicente Pallotti.
A todos, a nossa saudação.

Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC
Cornélio Procópio – Pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário